quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Laboratórios B.Braun seleciona projetos culturais

Os Laboratórios B.Braun já estão recebendo projetos culturais para análise de apoio e patrocínio para o ano fiscal de 2010. Os trabalhos devem versar sobre a valorização da identidade brasileira e inclusão social.

Criada este ano, a política cultural B. Braun é voltada para as áreas de música, dança e literatura. O patrocínio ocorre por meio dos incentivos da Lei Rouanet. Pessoas físicas também podem enviar seus projetos desde que aprovados pela Lei.

Os interessados devem encaminhar e-mail para comunicacao_BR@bbraun.com

Bolsa Agente Cultura Viva 2009

Inscrições até 30 de outubro

O Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), abre até 30 de outubro inscrições para Pontos de Cultura que queiram concorrer à Bolsa Agente Cultura Viva 2009. Serão concedidas 90 bolsas de R$ 28 mil, totalizando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Cada Ponto de Cultura deverá selecionar quatro jovens, totalizando 360 bolsistas.
A Bolsa Agente Cultura Viva 2009 é uma iniciativa da SCC/MinC e tem por finalidade selecionar 90 projetos de Pontos de Cultura cujo foco seja o protagonismo juvenil, empoderamento social e o desenvolvimento pessoal e social de quatro jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, envolvidos em uma das ações do Programa Cultura Viva (Escola Viva, Griô, Cultura Digital, Cultura e Saúde e Ludicidade).

O valor total de cada projeto será de R$ 28.240,00, sendo R$ 10 mil destinados ao Ponto de Cultura e R$ 18.240,00 para o pagamento aos quatro bolsistas. Cada jovem receberá o valor de R$ 4.560,00, divididos em 12 parcelas mensais.
Para serem indicados, os jovens devem passar por seleção pública organizada pelo próprio Ponto de Cultura. Com a Bolsa Agente Cultura Viva 2009, o MinC pretende estimular o empoderamento social e incentivar o protagonismo da juventude por meio da apropriação de ferramentas e mecanismos de criação, produção e fruição cultural e artística, de forma a promover o desenvolvimento pessoal e social de jovens envolvidos nas diferentes redes sociais.
Confira o edital:
Edital Agente Cultura Viva 2009
Anexo 1 - Requerimento
Anexo 2 - Formulário de inscrição
Anexo 3 - Declaração
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61)2024 2508 ou pelo e-mail josiane.ribeiro@cultura.gov.br

Edital Nós na Tela

Inscrições até 3 de novembro

O Programa Nós na Tela é um concurso de apoio à produção de obras audiovisuais de curta metragem, voltado a jovens das classes C, D e E, entre 17 e 29 anos, envolvidos em projetos sociais.

Para participar é simples. Basta ter entre 17 e 29 anos, ter tido ou ainda ter envolvimento com projetos sociais e ter cursado ou ainda estar cursando um curso de formação audiovisual ligado ao projeto. O conteúdo dos curtas metragens pode ser em forma de documentário ou telerreportagem e o tema - “Cultura e Transformação Social” - permite que os jovens possam mostrar as várias expressões de sua realidade. As inscrições ocorrem no período de 16 de setembro a 03 de novembro.

O MinC vai investir um total de R$ 600 mil para premiar 20 projetos selecionados. Portanto, cada diretor e/ou roteirista que tiver seu projeto aprovado poderá contar com um orçamento de até R$ 30 mil. Originalidade, criatividade artística e adequação ao tema “Cultura e Transformação Social” serão alguns dos critérios que vão definir a escolha dos projetos.

A Comissão de Seleção, composta por cinco especialistas na atividade audiovisual, será designada pela SAv, SAI e ABCCom. A partir do dia 14 de dezembro de 2009, será divulgada a lista dos 20 projetos selecionados e dos 10 suplentes.

Para fortalecer a política de descentralização regional, serão contemplados na lista inicial de aprovados, no mínimo, dois projetos de, pelo menos, quatro macrorregiões do país.

Acesse aqui o Edital Nós na Tela

Mais informações:
Telefone: (11) 5084-3252
nosnatela@cinemateca.org.br
www.culturadigital.br/nosnatela

Nestlé lança Prêmio mundial

A fim de estimular programas sociais voltados para questões como água, nutrição e desenvolvimento rural, a Nestlé S.A. lança mundialmente o Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado, que reconhecerá ações inovadoras para aperfeiçoar o acesso a água e o seu gerenciamento; proporcionar desenvolvimento às comunidades rurais e oferecer melhores condições de alimentação às populações que sofrem de deficiências nutricionais.

Os projetos podem ser inscritos até o dia 31 de outubro por meio do site www.nestle.com/csv/csvatnestle/csvprize (em inglês).

O projeto selecionado receberá uma bolsa de até 500.000 francos suíços (cerca de R$ 800 mil), concedida à medida que as ações propostas no planejamento forem sendo executadas junto à comunidade. Desta forma, é selado um compromisso financeiro com a entidade, garantindo a continuidade das atividades. O vencedor será anunciado em abril de 2010 durante o “Fórum Anual Nestlé de Criação de Valor Compartilhado”, que será realizado pela Nestlé S.A.
Mais Informações: http://claudiamaral.blogspot.com/2009/09/nestle-lanca-premio-mundial-para.html

Prêmio Pontos de Valor: SCC e PNUD inscrevem até 30 de outubro

O Ministério da Cultura (MinC), representado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), abre inscrições para o Prêmio Pontos de Valor até 30 de outubro. Serão distribuídos 50 prêmios de R$ 10 mil aos Pontos de Cultura que apresentem as melhores práticas com foco na formação e promoção de valores de vida. No total, serão investidos R$ 500 mil (confira edital e anexos após o texto).

Edital e anexos:

domingo, 27 de setembro de 2009

Austrália apóia projetos

A Embaixada da Austrália está divulgando o Programa de Pequenos Subsídios para os Direitos Humanos (HRGS) promovido pela agência AUSAID do Governo da Austrália. A iniciativa objetiva promover os direitos humanos em países em desenvolvimento por meio da concessão de fundos para atividades que promovam o desenvolvimento de capacidades orientadas a respeitar, promover e proteger os direitos humanos. Informações completas estão disponíveis, em inglês, no site www.ausaid.gov.au/business/other_opps/humanrights_scheme.cfm. Dúvidas e outras questões devem ser enviadas para LatinAmericaHRSGS@ausaid.gov.au.

UNIFEM faz seleção mundial de projetos

O UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) anuncia a abertura da primeira seleção mundial de projetos com financiamento do Fundo para a Igualdade de Gênero. As inscrições poderão ser feitas no site global do UNIFEM: www.unifem.org, até o dia 30 de setembro. Somente serão aceitas propostas enviadas nos idiomas Espanhol, Inglês, Francês, Árabe e Russo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VIDEOCONFERÊNCIA - PORTAL DOS CONVÊNIOS

SICONV - Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse Portal de Convênios

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP - convida os usuários de instituições estaduais e municipais do SICONV - Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse/Portal de Convênios para participarem de apresentação sobre alteração de normas e novas funcionalidades relativas ao sistema, por meio de videoconferência que será realizada no dia 29/09/09, das 08:30 às 12:00 com transmissão nos auditórios das regionais e escritórios do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO (endereços no convite anexo).

Novas Funcionalidades disponibilizadas no Sistema SICONV:
- Perfis de acesso ao Sistema
- Propostas de Convênio / Contrato de Repasse
- Plano de Trabalho
- Módulo Execução (documento de liquidação)
- Consórcio de Municípios


Participantes:
instituições estaduais e municipais usuárias do SICONV/Portal de Convênios. Outros interessados poderão participar do evento através da internet, por videostreaming, lembrando que as Organizações Não Governamentais também são comtepladas pelo SICONV/ Portal de Convênios.

Inscrições:
serão realizadas no dia do evento, nos locais de realização, respeitando a hora de chegada ao local.
O evento será transmitido via Internet, por videostreaming, no endereço: http://streaming.serpro.gov.br/siconv

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fundo Nacional do Meio Ambiente - Demanda Espontânea - Temas apoiados

Prazo: 01/10 até 30/10/2009

Os projetos enviados devem atender à totalidade dos princípios do Fundo Nacional do Meio Ambiente, que estão pautados na Política Nacional de Meio Ambiente e se encontram disponibilizados na sequência:

  • demonstrar ganho ambiental;
  • não assumir o passivo ambiental originado de atividades do setor primário
  • utilizar técnicas que não impliquem em riscos de degradação ao meio ambiente
  • contemplar de forma integrada a questão socioambiental
  • apresentar estratégias que contribuam para gerar ou adequar políticas públicas
  • possuir caráter público e beneficiar a população de sua área de abrangência
  • demonstrar mecanismos que viabilizem a incorporação dos benefícios pelas comunidades envolvidas
  • apresentar estratégias passíveis de serem utilizadas como referência em outros projetos
  • apresentar estratégias de sustentabilidade que possibilitem a continuidade do objeto proposto.

Além disso, busca-se nesta nova edição da demanda espontânea que os projetos tenham caráter inovador.

As propostas devem obrigatoriamente ser executadas em até 12 meses e receberão o aporte mínimo de R$ 200.000,00 e o máximo de R$ 300.000,00, excluída a contrapartida.

Cada entidade poderá enviar somente um projeto de Demanda Espontânea por ano.

Mais Informações: www.mma.gov.br

Abertas as inscrições para a 3.ª edição do Prêmio ODM Brasil

Estão abertas até o dia 2/10 as inscrições para a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil. Promovido pelo governo federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A exemplo das demais edições, as práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial.

Envio da inscrição
Para inscrição, basta o envio da ficha de inscrição. Não é necessário anexar documentos complementares, como fotos, vídeos e outras informações. As inscrições podem ser feitas aqui e pelos correios, aos cuidados da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, em Brasília, Distrito Federal, no endereço: SAIS – Área 02 – A CEP: 70610-900. O regimento interno do Prêmio ODM, com calendário e relação de documentos pode ser obtido no site.

O Prêmio foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados; e em 2008, quando foram 1062 projetos inscritos e 20 premiados. O Prêmio ODM Brasil tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.

Apoio Internacional



No decurso do corrente ano, o Serviço Internacional continuará a considerar pedidos que lhe sejam submetidos relativos a projetos que visem a promoção e difusão da cultura portuguesa nas seguintes áreas de intervenção:

  • Patrimônio Histórico
  • Manifestações de Cultura Portuguesa
  • Bolsas de Estudo
  • Oferta de Equipamento Informático e Audiovisual
  • Ofertas de conjuntos de obras de autores portugueses
  • Edição no estrangeiro de obras de autores portugueses ou sobre Portugal
  • Publicações

Mais Informações: http://www.gulbenkian.pt/index.php?section=23

Fundo “Avon Viva o Amanhã” abre inscrições

Avon Brasil anuncia a nova fase do “Fundo Avon Viva o Amanhã”, com um modelo diferente de avaliação e entrega de recursos financeiros a projetos socioculturais em todo o Brasil. Até o final de 2009, a empresa destinará meio milhão a iniciativas que objetivam contribuir para o desenvolvimento das pessoas, potencializando a transformação da sociedade por meio do exercício de valores femininos. As inscrições se encerram em 16 de outubro, pelo site do Fundo.

As revendedoras e revendedores poderão indicar projetos de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) ou portadoras de Certificado de Utilidade Pública Federal nestas duas categorias: Não à Violência Doméstica e Empreendedorismo Cooperativo. Neste último, os projetos devem visar a geração de renda e desenvolvimento sustentável na comunidade, baseadas em processos participativos democráticos, na não-violência ativa e na equidade de oportunidades de trabalho e aprendizado.

Para esses programas, a Avon doará R$ 500 mil em 2009, 43% a mais que nos últimos dois anos. Além disso, como nos outros editais, a revendedora ou revendedor que indicou o projeto vencedor recebe uma homenagem da empresa com um certificado que a (o) nomeia como Agente de Vida da comunidade onde vive.

Mais Informações: www.vivaoamanha.com.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Prêmio incentiva escolas a desenvolverem projetos de sustentabilidade

Prêmio Minha Comunidade Sustentável prorroga inscrições até 28/9Estudantes e educadores de todo o Brasil que tiverem uma boa idéia sobre como ajudar na preservação do meio ambiente ou na melhoria da qualidade de vida de sua comunidade podem mobilizar sua instituição de ensino a inscrever um projeto na segunda edição do Prêmio Minha Comunidade Sustentável. As inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro no endereço eletrônico, www.acaoeducativa.org.br/premio. Serão sete escolas vencedoras e cada uma receberá recursos que variam entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OAB CIDADÃ

No dia 10/08/2009, deu-se o inicio do Curso Pré Vestibular Comunitário Gratuito, promovido pela OAB CIDADÃ e UDESC/ESAG, o curso tem o objetivo de facilitar aos jovens das comunidades carentes da grande Florianópolis terem acesso à universidade.

As aulas estão sendo ministradas na sede da ESAG ( bairro Itacorubi-Florianópolis-SC) com o apoio de alguns professores e monitores das Universidades de Florianópolis, tendo témino em dezembro do corrente ano.

Pelo fato do pré-vestibular ser comunitário, sofremos a carência de verbas para a aquisição de livros de literatura, sendo assim, solicitamos a doação de livros de Literatura Brasileira, para atender a demanda das aulas de Português e ajudar aqueles que tanto anseiam pelo curso superior.

Aos amigos e parceiros, que quiserem doar os referidos livros, favor contatar pelos telefones 3333-1780 / 3239-3547 ou pelo endereço eletrônico: oabcidada@oab-sc.org.br, que iremos buscá-los com o maior prazer.

OAB CIDADÃ

TRAZENDO O DIREITO MAIS PERTO DO CIDADÃO

Curso de Informática Gratuito

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a projetos de promoção da cultura negra

Fundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a projetos de promoção da cultura negraFundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a projetos de promoção da cultura negra
Cerca de R$ 400 mil reais é o valor que a Fundação Cultural Palmares vai disponibilizar aos projetos vencedores que apresentarem como objetivo a promoção da lei nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira), por meio de idéias criativas que tragam em seu conteúdo atividades culturais comemorativas ao dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra 2009.

As inscrições para participar já estão abertas e seguem até o dia 14 de setembro.

Bolsa Funarte de Criação Literária tem inscrições prorrogadas

As inscrições para a Bolsa Funarte de Criação Literária foram prorrogadas até dia 24 de agosto.
Com o objetivo de fomentar a produção de textos literários inéditos nos gêneros lírico e narrativo, a Funarte contemplará, por meio deste programa, 10 autores brasileiros, dois de cada região. Cada um receberá uma bolsa de R$ 30 mil.

Com essa iniciativa, a Fundação reconhece a importância da diversidade cultural e da produção literária brasileira. As obras propostas não sofrerão quaisquer restrições quanto à temática abordada. O programa está em sua terceira edição.

Confira o edital e os anexos:

  • Edital
  • Ficha de Inscrição
  • Guia de elaboração de projetos
  • Mais informações: cepin@funarte.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Telefones: (21) 2279-8080 / 2279-8082
  • Saiba mais

Especialização gratuita em gestão cultural

O Observatório Itaú Cultural e a Cátedra Unesco em Gestão Cultural da Universidade de Girona, na Espanha, oferecem curso de especialização em gestão cultural, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O curso gratuito, com 35 vagas, será realizado entre setembro de 2009 e julho de 2010 com módulos presenciais e virtuais.

Ele é voltado para graduados em ciências humanas (artes, literatura, sociologia, história, antropologia, direito, administração, economia etc.) e para profissionais com nível superior de qualquer área com experiência em instituições culturais (museus, centros de cultura, secretarias e ministérios, institutos culturais etc.).

As inscrições vão até 31 de agosto de 2009 com o preenchimento de formulário on-line. Após o preenchimento da ficha de inscrição, será enviado ao e-mail do candidato um número de cadastro e informações para o envio, novamente por e-mail, dos documentos necessários à seleção: currículo e carta de intenção de uma lauda.

Edital: http://www.itaucultural.org.br/programacao/descritivo_catedra.pdf

Banco do Brasil financia projetos sociais, culturais e esportivos

O Banco do Brasil recebe solicitações de patrocínio via Internet, em período específico do ano divulgado publicamente. Para projetos com realização em 2009 o período de recebimento de propostas foi de 12/05 a 31/07/2008. Solicitações recebidas fora desse período não são passíveis de análise para patrocínio no ano de 2009.

Para o ano de 2010 o período de recebimento de solicitações de patrocínio se iniciou em 28/07/2009 e vai até 28/08/2009.

O envio dos projetos de patrocínio é realizado exclusivamente por meio do Aplicativo Inscrição de Projetos de Patrocínio, seguindo as etapas abaixo:

a) Acessar o Aplicativo (clique aqui);
b) Criar login, utilizando um e-mail de contato e senha com 08 caracteres, com distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
c) Cadastrar os dados do Proponente (empresa que está solicitando o patrocínio);
d) Preencher os dados do(s) projeto(s) pela Internet, atentando para a exatidão das informações e para a necessidade de preenchimento dos campos obrigatórios, marcados com asterisco;
e) Após o preenchimento de todos os dados do(s) projeto(s), clicar em “Enviar”.

Antes de iniciar o processo de inscrição, o Proponente deverá ler atentamente todo o Edital.

Edital de Projetos grupo Santander

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SELEÇÃO DE PROJETOS CRIANÇA ESPERANÇA 2009

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO seleciona projetos de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (incluindo OSCIPs) para o recebimento de apoio financeiro do programa Criança Esperança.
O processo seletivo público será coordenado e realizado pelo Setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, com sede em Brasília.
No processo seletivo público serão consideradas as principais referências e princípios conceituais previstos em documentos e convenções nacionais e internacionais, tais como, a Convenção Internacional das Nações Unidas sobre o Direito da Criança, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

O prazo para inscrição de projetos que desejem receber recursos em 2010
vai de 8 de agosto a 8 de setembro de 2009.

Este ano o procedimento para inscrição de projetos mudou: as entidades interessadas em receber o apoio do Criança Esperança devem participar de duas etapas, uma de inscrição online e outra de envio de documentação pelo correio.
Mais informações:
http://criancaesperanca.globo.com/CriancaEsperanca/0,,17252,00.html

terça-feira, 11 de agosto de 2009

I Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação - SC

Data: 15 de agosto de 2009

Horário: 8h30 às 18h

Local: FECESC – Av. Mauro Ramos, 1624 (proximidades Beira Mar Shopping)

Florianópolis - SC

Objetivo: Construir uma intervenção coletiva dos movimentos sociais no processo de realização da Conferência Estadual de Comunicação e, posteriormente, da Conferência Nacional de Comunicação.

Realização: Comissão Pró-Conferência Estadual de Comunicação em Santa Catarina

A I Conferência Nacional de Comunicação, com o objetivo de discutir e elaborar propostas de Políticas Públicas para a área das comunicações no Brasil, foi convocada, pelo governo federal, para dezembro deste ano. Até lá, em todo o país, devem ser realizadas as Conferências Estaduais e Regionais e/ou Municipais.

Aqui em Santa Catarina, a Comissão Pró-Conferência Estadual de Comunicação já vem realizando, em todo o estado, por meio de audiências públicas, reuniões e oficinas, um trabalho de estímulo à mobilização para a Confecom nacional e para a construção da Estadual, Regionais e/ou Municipais.

E agora, como mais uma etapa deste trabalho, realiza no próximo dia 15 de agosto, em Florianópolis, o I Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação –SC, preparatório à Confecom Estadual e, na sequência, à Nacional. O objetivo é reunir os integrantes da Comissão estadual Pró-Conferência, as representações das comissões regionais e de segmentos que debatem a comunicação no estado, além de formadores de opinião, parlamentares, estudantes, entre outros, para avançar na preparação da intervenção dos movimentos sociais catarinenses na I Conferência Estadual de Comunicação e, posteriormente, na Confecom Nacional.

Neste I Seminário serão apresentadas e debatidas as questões que estarão em disputa na Confecom. Algumas destas questões são Controle Público e Marco Regulatório, Sistemas público, estatal e privado, Liberdade de Expressão e de Imprensa, Radiodifusão Comunitária, Regulação da Publicidade...Também se destacam as temáticas regionalização, inclusão social, diversidade cultural e religiosa, digitalização e convergência tecnológica nas comunicações. Todos esses temas dentro de três eixos estratégicos: Meios, tendo como prisma a mudança do analógico para o digital, Cadeia Produtiva, do consumidor ao cidadão, e Sistemas, do perfil corporativo para o controle público.

Para mais informações sobre as inscrições e modelo para a apresentação de propostas, envie um e-mail para a secretaria do Seminário: fale@comunica-sc.org.br ou acesse www.comunica-sc.org.br .

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Inesc lança Prêmio Bizeh de Direitos Animados

O Instituto de Estudos Socioeconômicos [Inesc] está lançando o Prêmio Bizeh de Direitos Animados, cujas inscrições são gratuitas podem ser feitas até 26 de outubro. A iniciativa presta homenagem a Maria José Jaime (Bizeh, como era conhecida), que fundou a entidade em 1979 logo depois de voltar do exílio imposto pela ditadura militar brasileira, e tem como objetivos popularizar o tema direitos humanos e orçamento público em linguagem poética e estética; estimular a criação de jovens animadores; e produzir material para a formação de crianças e adolescentes na área de direitos humanos e orçamento público. As produções inéditas de animação em qualquer técnica de criação quadro-a-quadro, podem ser propostas por pessoas físicas ou jurídicas, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos. Informações adicionais estão disponíveis em PDF no endereço www.inesc.org.br/biblioteca/audiovisual/PremioBizeh_Inesc%20final.pdf e o formulário de inscrição pode ser baixado no site www.inesc.org.br.

Fonte: INESC

Estão abertas as inscrições para o FIES 2009 até 31/08


Acesse o edital: http://www.itau.com.br/fies/regulamento_fies_2009.pdf

Edital Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade

Edital Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade Os projetos deverão ser enviados, até 27 de agosto, para o endereço:


Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - ENSP/Fiocruz.
Avenida Brasil, 4036 salas 506, Manguinhos.
21040-361, Rio de Janeiro, RJ
Caixa Postal: 926

Confira o termo publicado no Diário Oficial da União
O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural - SID, em parceria com o Ministério da Saúde, representado pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental - LAPS, e a Caixa Econômica Federal divulgama abertura das inscrições e a realização do Concurso Público Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade 2009 - Edição Austregésilo Carrano.

O Edital destina-se a premiar iniciativas culturais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e grupos artísticos ou artistas sem vínculo institucional que atuam na interface saúde mental e cultura e, pessoas em sofrimento psíquico.

Este concurso integra a ação da SID, Saúde e Diversidade Cultural e resulta das propostas identificadas durante a Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Pessoas em Sofrimento Mental e em Situação de Risco Social, observadas as disposições da Lei nº. 8.666/93 e conforme as normas estabelecidas neste Edital.

Serão premiadas 55 iniciativas dentre as propostas recebidas, sendo divididas em quatro categorias, que somam um investimento de R$ 675 mil. Podem se inscrever instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que atuam na interface saúde mental e cultura; organizações da sociedade civil, entidades, ONGs, associações sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura; grupos artísticos que tenham ou tenham tido vínculo com istituições e/ou serviços integrando pessoas em sofrimento psíquico; e pessoas em sofrimento psíquico que tenham ou tenham tido vínculo com instituições ou serviços de saúde mental que desenvolvam atividades artístico-culturais e desejem concorrer individualmente, e que apresentem projetos voltados para os objetivos constantes no item 2 do Edital.

Informações

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Fundação Oswaldo Cruz - endereço eletrônico: loucospeladiversidade@ensp.fiocruz.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. o ou pelo telefone: (21) 3316-0656.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/06/edital_procuradoria_25maio.pdf

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Investimento do Recurso proveniente do Cartão Instituto HSBC Solidariedade


Consciente de que os esforços somados geram resultados melhores e com maior amplitude, o HSBC tomou uma iniciativa inovadora e convidou os seus clientes a formarem uma rede solidária em prol da melhoria da qualidade de vida de milhares de crianças e adolescentes.

Dessa forma, para investir o recurso proveniente da contribuição dos clientes do Banco HSBC, portadores do Cartão Instituto HSBC Solidariedade, o Instituto HSBC Solidariedade abre novas inscrições para selecionar projetos de Educação, fortalecendo o investimento social na área da infância e adolescência em todo o território nacional.

Mais informações: http://www.porummundomaisfeliz.org.br/selecaoihs-2009/participe.html

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Edital para Apoio a Projetos de Promoção da Cultura Negra

Inscrições até 14 de Setembro

Confira o edital para Apoio a Projetos de Promoção da Cultura Negra da Fundação Cultural Palmares que disponibilizará cerca de R$ 400 mil reais aos projetos vencedores que apresentarem como objetivo a promoção da lei nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira), por meio de idéias criativas que tragam em seu conteúdo atividades culturais comemorativas ao dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra 2009.

Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/08/edital09.pdf

Fundação Abrinq e Save the Children firmam parceria histórica

Um acordo para o desenvolvimento de programas e projetos em prol da criança e do adolescente no Brasil. Esse é o objetivo da parceria histórica formada pela Fundação Abrinq a International Save the Children, a maior e mais antiga organização de defesa dos direitos das crianças no mundo.

"A finalidade desta parceria é consolidar esforços conjuntos no sentido de contribuir para a garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. São duas organizações de grande porte que se unem para atuar de maneira decisiva, a fim de transformar a realidade de milhares de crianças brasileiras e recuperar futuros", explica o presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa.

O acordo que une as duas organizações, irá proporcionar a ampliação da rede de programas de abrangência nacional, o que fará com que o número de crianças e adolescentes atendidos salte dos atuais 250 mil por ano, para aproximadamente 1 milhão daqui a 5 anos, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Proteção Integral.

Ativa desde 1919, com projetos em 120 países e um orçamento anual de US$1,2 bilhão, a Save the Children irá investir na Fundação Abrinq, inicialmente, US$ 5 milhões em modernização, consolidação, infra-estrutura e captação de recursos e, os investimentos em programas e projetos serão ampliados, dos atuais US$ 4,5 milhões ano, para US$ 11 milhões até 2013.

"Esta ação de unir competências e forças entre duas grandes corporações com o objetivo de melhorar a vida das crianças brasileiras é inédita no País e pode ser comparada às megafusões ocorridas recentemente no Brasil e no mundo, em vários setores", finaliza Synésio.


Redação da Rede Gife
Envolverde, 04/08/09

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel

Inscrições até 28 de agosto

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel - Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha, promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). Os interessados têm até o dia 28 de agosto para enviarem suas inscrições.

A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do sistema MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Para cada um dos 195 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de cerca de R$ 1,9 milhões em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos e Comunidades Tradicionais.

Mais informações: http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/15/premio-culturas-populares-2009-mestra-dona-izabel/

Fonte: Ministério da Cultura

Inscrições para implantação de novos Pontões de Cultura

Inscrições para implantação de novos Pontões de CulturaAté o dia 04 de setembro, estão abertas as inscrições para a seleção de pré-projetos que resultem na criação de 40 Pontões de Cultura, ação inserida no âmbito do Programa Cultura Viva.

As iniciativas deverão ser desenvolvidas por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, tais como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, organizações tituladas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), sediadas e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.

O Pontão de Cultura é um instrumento de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional, gerido por ente público ou privado sem fins lucrativos, que desenvolverá ações que visem: capacitação e formação dos agentes de cultura vinculados aos Pontos de Cultura; criação e apresentação de obras artísticas realizadas em conjunto por dois ou mais Pontos de Cultura; criação de mecanismos de distribuição, comercialização e difusão dos produtos culturais produzidos pelos Pontos de Cultura; e organização de festivais, encontros, fóruns e atividades correlatas que promovam o encontro, a troca de experiências e a articulação entre Pontos de Cultura.

As instituições que tiverem seus projetos aprovados e atenderem as condições para a formalização do convênio, com vigência de 36 meses, receberam o pagamento em três parcelas de até R$ 350 mil.

Fonte: ABCR