O objetivo do portal é promover a integração, possibilitar relatos de experiências, notícias e entrevistas entre os voluntários que contribuem para a promoção da educação de crianças e adolescentes em comunidades onde a C&A está presente. Também será um ponto de apoio para o acesso aos materiais de apoio do programa que dão suporte à ação voluntária destes grupos.
“Queremos fortalecer, disseminar e promover as ações destes jovens voluntários e também engajar novos funcionários para a participação social em suas comunidades”, afirma Carla Sattler, gerente do Programa de Voluntariado do Instituto C&A.
O programa de voluntariado da C&A, idealizado pelo Instituto C&A em 1991, reúne mais de 3 mil funcionários em ações educativas diversas, levando para espaços de educação infantil atividades lúdicas envolvendo mediação de leitura, brincadeiras e brinquedos tradicionais.
A C&A entende o voluntariado como um conjunto de ações que inclui a mobilização e a sensibilização para a cidadania e para a participação em projetos sociais. Por isso, as atividades voluntárias realizadas por seus associados ocorrem durante o horário de trabalho. O programa de voluntariado da empresa nasceu junto com o próprio Instituto C&A, com o objetivo de fomentar, entre os funcionários, a cultura de participação social e comunitária. Um novo grupo de voluntários do Instituto C&A é formado logo depois que uma loja da rede é inaugurada. Assim, a organização está presente em todos os locais onde a C&A possui unidade.
As atividades do programa Voluntariado são realizadas durante o horário de trabalho. Desta forma, o funcionário tem a oportunidade de dedicar parte do seu tempo de trabalho a uma ação social. Alguns ainda realizam ações em seus horários livres, o que indica adesão ao programa.
O programa de voluntariado do Instituto C&A já foi selecionado como uma das melhores práticas do Brasil pela pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial, realizada pela ONG Rio Voluntário, de novembro de
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto abrange organizações sociais que atuam em 62 cidades.
O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário; Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.
Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.
Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1.420 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário