quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OAB CIDADÃ

No dia 10/08/2009, deu-se o inicio do Curso Pré Vestibular Comunitário Gratuito, promovido pela OAB CIDADÃ e UDESC/ESAG, o curso tem o objetivo de facilitar aos jovens das comunidades carentes da grande Florianópolis terem acesso à universidade.

As aulas estão sendo ministradas na sede da ESAG ( bairro Itacorubi-Florianópolis-SC) com o apoio de alguns professores e monitores das Universidades de Florianópolis, tendo témino em dezembro do corrente ano.

Pelo fato do pré-vestibular ser comunitário, sofremos a carência de verbas para a aquisição de livros de literatura, sendo assim, solicitamos a doação de livros de Literatura Brasileira, para atender a demanda das aulas de Português e ajudar aqueles que tanto anseiam pelo curso superior.

Aos amigos e parceiros, que quiserem doar os referidos livros, favor contatar pelos telefones 3333-1780 / 3239-3547 ou pelo endereço eletrônico: oabcidada@oab-sc.org.br, que iremos buscá-los com o maior prazer.

OAB CIDADÃ

TRAZENDO O DIREITO MAIS PERTO DO CIDADÃO

Curso de Informática Gratuito

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a projetos de promoção da cultura negra

Fundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a projetos de promoção da cultura negraFundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a projetos de promoção da cultura negra
Cerca de R$ 400 mil reais é o valor que a Fundação Cultural Palmares vai disponibilizar aos projetos vencedores que apresentarem como objetivo a promoção da lei nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira), por meio de idéias criativas que tragam em seu conteúdo atividades culturais comemorativas ao dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra 2009.

As inscrições para participar já estão abertas e seguem até o dia 14 de setembro.

Bolsa Funarte de Criação Literária tem inscrições prorrogadas

As inscrições para a Bolsa Funarte de Criação Literária foram prorrogadas até dia 24 de agosto.
Com o objetivo de fomentar a produção de textos literários inéditos nos gêneros lírico e narrativo, a Funarte contemplará, por meio deste programa, 10 autores brasileiros, dois de cada região. Cada um receberá uma bolsa de R$ 30 mil.

Com essa iniciativa, a Fundação reconhece a importância da diversidade cultural e da produção literária brasileira. As obras propostas não sofrerão quaisquer restrições quanto à temática abordada. O programa está em sua terceira edição.

Confira o edital e os anexos:

  • Edital
  • Ficha de Inscrição
  • Guia de elaboração de projetos
  • Mais informações: cepin@funarte.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Telefones: (21) 2279-8080 / 2279-8082
  • Saiba mais

Especialização gratuita em gestão cultural

O Observatório Itaú Cultural e a Cátedra Unesco em Gestão Cultural da Universidade de Girona, na Espanha, oferecem curso de especialização em gestão cultural, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O curso gratuito, com 35 vagas, será realizado entre setembro de 2009 e julho de 2010 com módulos presenciais e virtuais.

Ele é voltado para graduados em ciências humanas (artes, literatura, sociologia, história, antropologia, direito, administração, economia etc.) e para profissionais com nível superior de qualquer área com experiência em instituições culturais (museus, centros de cultura, secretarias e ministérios, institutos culturais etc.).

As inscrições vão até 31 de agosto de 2009 com o preenchimento de formulário on-line. Após o preenchimento da ficha de inscrição, será enviado ao e-mail do candidato um número de cadastro e informações para o envio, novamente por e-mail, dos documentos necessários à seleção: currículo e carta de intenção de uma lauda.

Edital: http://www.itaucultural.org.br/programacao/descritivo_catedra.pdf

Banco do Brasil financia projetos sociais, culturais e esportivos

O Banco do Brasil recebe solicitações de patrocínio via Internet, em período específico do ano divulgado publicamente. Para projetos com realização em 2009 o período de recebimento de propostas foi de 12/05 a 31/07/2008. Solicitações recebidas fora desse período não são passíveis de análise para patrocínio no ano de 2009.

Para o ano de 2010 o período de recebimento de solicitações de patrocínio se iniciou em 28/07/2009 e vai até 28/08/2009.

O envio dos projetos de patrocínio é realizado exclusivamente por meio do Aplicativo Inscrição de Projetos de Patrocínio, seguindo as etapas abaixo:

a) Acessar o Aplicativo (clique aqui);
b) Criar login, utilizando um e-mail de contato e senha com 08 caracteres, com distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
c) Cadastrar os dados do Proponente (empresa que está solicitando o patrocínio);
d) Preencher os dados do(s) projeto(s) pela Internet, atentando para a exatidão das informações e para a necessidade de preenchimento dos campos obrigatórios, marcados com asterisco;
e) Após o preenchimento de todos os dados do(s) projeto(s), clicar em “Enviar”.

Antes de iniciar o processo de inscrição, o Proponente deverá ler atentamente todo o Edital.

Edital de Projetos grupo Santander

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SELEÇÃO DE PROJETOS CRIANÇA ESPERANÇA 2009

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO seleciona projetos de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (incluindo OSCIPs) para o recebimento de apoio financeiro do programa Criança Esperança.
O processo seletivo público será coordenado e realizado pelo Setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, com sede em Brasília.
No processo seletivo público serão consideradas as principais referências e princípios conceituais previstos em documentos e convenções nacionais e internacionais, tais como, a Convenção Internacional das Nações Unidas sobre o Direito da Criança, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

O prazo para inscrição de projetos que desejem receber recursos em 2010
vai de 8 de agosto a 8 de setembro de 2009.

Este ano o procedimento para inscrição de projetos mudou: as entidades interessadas em receber o apoio do Criança Esperança devem participar de duas etapas, uma de inscrição online e outra de envio de documentação pelo correio.
Mais informações:
http://criancaesperanca.globo.com/CriancaEsperanca/0,,17252,00.html

terça-feira, 11 de agosto de 2009

I Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação - SC

Data: 15 de agosto de 2009

Horário: 8h30 às 18h

Local: FECESC – Av. Mauro Ramos, 1624 (proximidades Beira Mar Shopping)

Florianópolis - SC

Objetivo: Construir uma intervenção coletiva dos movimentos sociais no processo de realização da Conferência Estadual de Comunicação e, posteriormente, da Conferência Nacional de Comunicação.

Realização: Comissão Pró-Conferência Estadual de Comunicação em Santa Catarina

A I Conferência Nacional de Comunicação, com o objetivo de discutir e elaborar propostas de Políticas Públicas para a área das comunicações no Brasil, foi convocada, pelo governo federal, para dezembro deste ano. Até lá, em todo o país, devem ser realizadas as Conferências Estaduais e Regionais e/ou Municipais.

Aqui em Santa Catarina, a Comissão Pró-Conferência Estadual de Comunicação já vem realizando, em todo o estado, por meio de audiências públicas, reuniões e oficinas, um trabalho de estímulo à mobilização para a Confecom nacional e para a construção da Estadual, Regionais e/ou Municipais.

E agora, como mais uma etapa deste trabalho, realiza no próximo dia 15 de agosto, em Florianópolis, o I Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação –SC, preparatório à Confecom Estadual e, na sequência, à Nacional. O objetivo é reunir os integrantes da Comissão estadual Pró-Conferência, as representações das comissões regionais e de segmentos que debatem a comunicação no estado, além de formadores de opinião, parlamentares, estudantes, entre outros, para avançar na preparação da intervenção dos movimentos sociais catarinenses na I Conferência Estadual de Comunicação e, posteriormente, na Confecom Nacional.

Neste I Seminário serão apresentadas e debatidas as questões que estarão em disputa na Confecom. Algumas destas questões são Controle Público e Marco Regulatório, Sistemas público, estatal e privado, Liberdade de Expressão e de Imprensa, Radiodifusão Comunitária, Regulação da Publicidade...Também se destacam as temáticas regionalização, inclusão social, diversidade cultural e religiosa, digitalização e convergência tecnológica nas comunicações. Todos esses temas dentro de três eixos estratégicos: Meios, tendo como prisma a mudança do analógico para o digital, Cadeia Produtiva, do consumidor ao cidadão, e Sistemas, do perfil corporativo para o controle público.

Para mais informações sobre as inscrições e modelo para a apresentação de propostas, envie um e-mail para a secretaria do Seminário: fale@comunica-sc.org.br ou acesse www.comunica-sc.org.br .

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Inesc lança Prêmio Bizeh de Direitos Animados

O Instituto de Estudos Socioeconômicos [Inesc] está lançando o Prêmio Bizeh de Direitos Animados, cujas inscrições são gratuitas podem ser feitas até 26 de outubro. A iniciativa presta homenagem a Maria José Jaime (Bizeh, como era conhecida), que fundou a entidade em 1979 logo depois de voltar do exílio imposto pela ditadura militar brasileira, e tem como objetivos popularizar o tema direitos humanos e orçamento público em linguagem poética e estética; estimular a criação de jovens animadores; e produzir material para a formação de crianças e adolescentes na área de direitos humanos e orçamento público. As produções inéditas de animação em qualquer técnica de criação quadro-a-quadro, podem ser propostas por pessoas físicas ou jurídicas, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos. Informações adicionais estão disponíveis em PDF no endereço www.inesc.org.br/biblioteca/audiovisual/PremioBizeh_Inesc%20final.pdf e o formulário de inscrição pode ser baixado no site www.inesc.org.br.

Fonte: INESC

Estão abertas as inscrições para o FIES 2009 até 31/08


Acesse o edital: http://www.itau.com.br/fies/regulamento_fies_2009.pdf

Edital Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade

Edital Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade Os projetos deverão ser enviados, até 27 de agosto, para o endereço:


Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - ENSP/Fiocruz.
Avenida Brasil, 4036 salas 506, Manguinhos.
21040-361, Rio de Janeiro, RJ
Caixa Postal: 926

Confira o termo publicado no Diário Oficial da União
O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural - SID, em parceria com o Ministério da Saúde, representado pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental - LAPS, e a Caixa Econômica Federal divulgama abertura das inscrições e a realização do Concurso Público Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade 2009 - Edição Austregésilo Carrano.

O Edital destina-se a premiar iniciativas culturais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e grupos artísticos ou artistas sem vínculo institucional que atuam na interface saúde mental e cultura e, pessoas em sofrimento psíquico.

Este concurso integra a ação da SID, Saúde e Diversidade Cultural e resulta das propostas identificadas durante a Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Pessoas em Sofrimento Mental e em Situação de Risco Social, observadas as disposições da Lei nº. 8.666/93 e conforme as normas estabelecidas neste Edital.

Serão premiadas 55 iniciativas dentre as propostas recebidas, sendo divididas em quatro categorias, que somam um investimento de R$ 675 mil. Podem se inscrever instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que atuam na interface saúde mental e cultura; organizações da sociedade civil, entidades, ONGs, associações sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura; grupos artísticos que tenham ou tenham tido vínculo com istituições e/ou serviços integrando pessoas em sofrimento psíquico; e pessoas em sofrimento psíquico que tenham ou tenham tido vínculo com instituições ou serviços de saúde mental que desenvolvam atividades artístico-culturais e desejem concorrer individualmente, e que apresentem projetos voltados para os objetivos constantes no item 2 do Edital.

Informações

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Fundação Oswaldo Cruz - endereço eletrônico: loucospeladiversidade@ensp.fiocruz.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. o ou pelo telefone: (21) 3316-0656.
Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/06/edital_procuradoria_25maio.pdf

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Investimento do Recurso proveniente do Cartão Instituto HSBC Solidariedade


Consciente de que os esforços somados geram resultados melhores e com maior amplitude, o HSBC tomou uma iniciativa inovadora e convidou os seus clientes a formarem uma rede solidária em prol da melhoria da qualidade de vida de milhares de crianças e adolescentes.

Dessa forma, para investir o recurso proveniente da contribuição dos clientes do Banco HSBC, portadores do Cartão Instituto HSBC Solidariedade, o Instituto HSBC Solidariedade abre novas inscrições para selecionar projetos de Educação, fortalecendo o investimento social na área da infância e adolescência em todo o território nacional.

Mais informações: http://www.porummundomaisfeliz.org.br/selecaoihs-2009/participe.html

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Edital para Apoio a Projetos de Promoção da Cultura Negra

Inscrições até 14 de Setembro

Confira o edital para Apoio a Projetos de Promoção da Cultura Negra da Fundação Cultural Palmares que disponibilizará cerca de R$ 400 mil reais aos projetos vencedores que apresentarem como objetivo a promoção da lei nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira), por meio de idéias criativas que tragam em seu conteúdo atividades culturais comemorativas ao dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra 2009.

Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/08/edital09.pdf

Fundação Abrinq e Save the Children firmam parceria histórica

Um acordo para o desenvolvimento de programas e projetos em prol da criança e do adolescente no Brasil. Esse é o objetivo da parceria histórica formada pela Fundação Abrinq a International Save the Children, a maior e mais antiga organização de defesa dos direitos das crianças no mundo.

"A finalidade desta parceria é consolidar esforços conjuntos no sentido de contribuir para a garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. São duas organizações de grande porte que se unem para atuar de maneira decisiva, a fim de transformar a realidade de milhares de crianças brasileiras e recuperar futuros", explica o presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa.

O acordo que une as duas organizações, irá proporcionar a ampliação da rede de programas de abrangência nacional, o que fará com que o número de crianças e adolescentes atendidos salte dos atuais 250 mil por ano, para aproximadamente 1 milhão daqui a 5 anos, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Proteção Integral.

Ativa desde 1919, com projetos em 120 países e um orçamento anual de US$1,2 bilhão, a Save the Children irá investir na Fundação Abrinq, inicialmente, US$ 5 milhões em modernização, consolidação, infra-estrutura e captação de recursos e, os investimentos em programas e projetos serão ampliados, dos atuais US$ 4,5 milhões ano, para US$ 11 milhões até 2013.

"Esta ação de unir competências e forças entre duas grandes corporações com o objetivo de melhorar a vida das crianças brasileiras é inédita no País e pode ser comparada às megafusões ocorridas recentemente no Brasil e no mundo, em vários setores", finaliza Synésio.


Redação da Rede Gife
Envolverde, 04/08/09

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel

Inscrições até 28 de agosto

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel - Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha, promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). Os interessados têm até o dia 28 de agosto para enviarem suas inscrições.

A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do sistema MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Para cada um dos 195 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de cerca de R$ 1,9 milhões em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos e Comunidades Tradicionais.

Mais informações: http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/15/premio-culturas-populares-2009-mestra-dona-izabel/

Fonte: Ministério da Cultura

Inscrições para implantação de novos Pontões de Cultura

Inscrições para implantação de novos Pontões de CulturaAté o dia 04 de setembro, estão abertas as inscrições para a seleção de pré-projetos que resultem na criação de 40 Pontões de Cultura, ação inserida no âmbito do Programa Cultura Viva.

As iniciativas deverão ser desenvolvidas por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, tais como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, organizações tituladas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), sediadas e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.

O Pontão de Cultura é um instrumento de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional, gerido por ente público ou privado sem fins lucrativos, que desenvolverá ações que visem: capacitação e formação dos agentes de cultura vinculados aos Pontos de Cultura; criação e apresentação de obras artísticas realizadas em conjunto por dois ou mais Pontos de Cultura; criação de mecanismos de distribuição, comercialização e difusão dos produtos culturais produzidos pelos Pontos de Cultura; e organização de festivais, encontros, fóruns e atividades correlatas que promovam o encontro, a troca de experiências e a articulação entre Pontos de Cultura.

As instituições que tiverem seus projetos aprovados e atenderem as condições para a formalização do convênio, com vigência de 36 meses, receberam o pagamento em três parcelas de até R$ 350 mil.

Fonte: ABCR

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Seminário Interculturalidade - Agenda

Dia 12/08 -> CREDENCIAMENTO: 08:00 ABERTURA: 09:00 PALESTRA: "Análise de Conjuntura da América Latina" 09:45 INTERVALO: 10:45 PALESTRA: "Análise de Conjuntura da Europa" 11:00 DEBATE: 12:00 ALMOÇO: 12:30 APRESENTAÇÃO CULTURAL: 14:30 PALESTRA: "Paulo Freire e Educação Popular / Teoria e prática na Educação Popular" 14:45 INTERVALO: 16:15 PALESTRA: "Educação Popular e direitor humanos" 16:30 ENCERRAMENTO: 17:30

Dia 13/08 -> APRESENTAÇÃO CULTURAL: 08:30 PALESTRA: "Intercultura e Educação Popular" 09:00 INTERVALO: 10:00 PALESTRA: "Educação Popular e Diferenças Culturais" 10:15 ALMOÇO: 12:15 PALESTRA: "A Educação Popular para uma ecologia social" 14:30 PALESTRA: "Papel dos instrumentos de participação e controle social na Formação do Cidadão" 15:30 DEBATE: 16:30 DOCUMENTO DE SÍNTESE DO SEMINÁRIO: 17:00 COQUETEL: 18:00

Mais informações: ceavflorianopolis@yahoo.com.br e/ou comunicacaoccea@gmail.com

Convite para Seminário da 3ª Edição do Prêmio ODM - Brasil

Prêmio ODM Brasil - Convite para reunião ampliada

Seminário Internacional de Interculturalidade e Educação Popular

seminario.jpg

O Centro Cultural Escrava Anastácia, juntamente com a Rede de Interinstitucional está organizando o Seminário Internacional de Interculturalidade e Educação Popular, que acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto próximo.

O evento acontecerá no Auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Aproveite, inscreva-se.

Email para: ceavsc@yahoo.com.br

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

INSTITUTO C&A LANÇA PORTAL DO VOLUNTÁRIO

Em comemoração aos seus 18 anos de atuação, o Instituto C&A lança, no dia 5 de agosto, o Portal do Voluntário, canal de intercâmbio e articulação dos seus voluntários. Com a introdução da ferramenta, eles terão espaço para trocar experiências, informações sobre as diferentes ações com mediação de leitura e brincadeiras com crianças de 0 a 6 anos, nos espaços de educação infantil, e poderão se capacitar com formação à distância.

O objetivo do portal é promover a integração, possibilitar relatos de experiências, notícias e entrevistas entre os voluntários que contribuem para a promoção da educação de crianças e adolescentes em comunidades onde a C&A está presente. Também será um ponto de apoio para o acesso aos materiais de apoio do programa que dão suporte à ação voluntária destes grupos.

“Queremos fortalecer, disseminar e promover as ações destes jovens voluntários e também engajar novos funcionários para a participação social em suas comunidades”, afirma Carla Sattler, gerente do Programa de Voluntariado do Instituto C&A.

O programa de voluntariado da C&A, idealizado pelo Instituto C&A em 1991, reúne mais de 3 mil funcionários em ações educativas diversas, levando para espaços de educação infantil atividades lúdicas envolvendo mediação de leitura, brincadeiras e brinquedos tradicionais.

A C&A entende o voluntariado como um conjunto de ações que inclui a mobilização e a sensibilização para a cidadania e para a participação em projetos sociais. Por isso, as atividades voluntárias realizadas por seus associados ocorrem durante o horário de trabalho. O programa de voluntariado da empresa nasceu junto com o próprio Instituto C&A, com o objetivo de fomentar, entre os funcionários, a cultura de participação social e comunitária. Um novo grupo de voluntários do Instituto C&A é formado logo depois que uma loja da rede é inaugurada. Assim, a organização está presente em todos os locais onde a C&A possui unidade.

As atividades do programa Voluntariado são realizadas durante o horário de trabalho. Desta forma, o funcionário tem a oportunidade de dedicar parte do seu tempo de trabalho a uma ação social. Alguns ainda realizam ações em seus horários livres, o que indica adesão ao programa.

O programa de voluntariado do Instituto C&A já foi selecionado como uma das melhores práticas do Brasil pela pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial, realizada pela ONG Rio Voluntário, de novembro de 2006 a fevereiro de 2007.

O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto abrange organizações sociais que atuam em 62 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário; Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1.420 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.

Bolsa Agente Escola Viva 2009

Bolsa Agente Escola Viva 2009Inscrições até 28 de agosto
O Edital Bolsa Agente Escola Viva 2009 tem como objetivo apoiar financeiramente projetos pedagógicos que integrem Cultura e Educação e visem contribuir para um sistema de ensino com melhor qualidade.

Com recursos de mais de R$ 4,3 milhões, a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) disponibilizará 300 bolsas para Pontos de Cultura que desenvolvam iniciativas em parceria com escolas e organizações estudantis.

O valor recebido por cada proposta selecionada será de R$ 43.680,00, a serem divididos entre os parceiros que desenvolverão a iniciativa, da seguinte forma: R$ 10 mil para o Ponto de Cultura; R$ 20 mil para a instituição educacional; R$ 5 mil para o professor coordenador do projeto; e o restante em três bolsas mensais de R$ 380,00, por um ano, para os estudantes participantes.

No período de 15 de julho até 28 de agosto, os proponentes poderão inscrever junto à SCC/MinC o projeto pedagógico de caráter cultural conforme as especificações do edital, acompanhado da documentação exigida.

Confira o edital:
Edital Agente Escola Viva 2009 : http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/07/edital-agente-escola-viva-2009.pdf

Fonte: Blog Claudia Amaral

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009

Inscrições até 3 de setembro

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou no dia 20 de julho de 2009 a quarta edição do Prêmio de Teatro Myriam Muniz, que viabilizará a realização de 86 projetos da área teatral, voltados para montagem e circulação de espetáculos ou outras atividades específicas do setor.

Companhias, grupos, coletivos, empresas, associações, cooperativas ou artistas independentes que quiserem participar do processo seletivo devem enviar, via correio, suas propostas de trabalho e documentação completa (ver detalhes do edital) para a Coordenação de Teatro da Funarte, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições, gratuitas, serão encerradas no dia 3 de setembro.

Os prêmios, que variam entre R$ 40 mil e R$ 150 mil, estão distribuídos por todas as regiões brasileiras. Dessa forma, a Fundação dá continuidade à proposta de descentralizar seus recursos. O investimento total da instituição no programa é de R$ 7 milhões.

Uma comissão externa composta por nove especialistas em teatro ficará responsável por selecionar os contemplados. Serão analisadas a excelência do projeto, a qualificação dos profissionais envolvidos e a viabilidade prática das ações propostas.

O nome do prêmio é uma homenagem à atriz Myriam Muniz (1931-2004), que fez parte da geração precursora do Teatro de Arena. Reconhecida por interpretações marcantes no teatro e no cinema, a artista dedicou os últimos anos de sua carreira à formação de novos talentos.

Acesse o edital e o formulário de inscrição:
Edital Myriam Muniz 2009
Formulário de inscrição Myriam Muniz 2009

Fundação Nacional de Artes
Coordenação de Teatro
Rua da Imprensa, 16 / 6º andar - sala 614
Centro, Rio de Janeiro, RJ, Cep 20030-120
21 2279 8018 teatro@funarte.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.