sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conselho Municipal de Assistência Social realiza Assembléia Geral Ordinária Descentralizada

Será realizada, no dia 25 de novembro, às 13h30, a Assembleia Geral Ordinária Descentralizada do Conselho Municipal de Assistência Social.

O objetivo é aproximar o Conselho às comunidades, para que participem diretamente de processos decisórios, relativos ao seu cotidiano.

A participação das comunidades no controle social e na fiscalização das ações de Assistência Social e tornar regra e não exceção as Plenárias descentralizadas nas comunidade, também são objetivos do encontro.
A Assembleia ocorrerá na Sede de Bairro de Fátima Recreativo Esporte Clube (Barrufa).

Devem participar Conselheiros Titulares e Suplentes, Colaboradores; Entidades de Assistência Social da Região Continental; Usuários da rede Socioassistencial do Continente; Trabalhadores da Assistência Social da Rede Socioassistencial pública e privada do Continente; Órgãos Municipais da Área da Saúde; Habitação e Educação, com atuação na região Continental, Lideranças e Organizações Comunitárias.

Mais informações, pelo telefone: (48) 3251-6245.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

I Edital Procultura - Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra

O governo federal, por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Palmares, lançou o Edital Seleção Pública para Apoio a Projetos: I Edital Procultura - Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra.
Esta ação está em conformidade com o Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura, aprovado em setembro deste ano, e é destinado a instituições educacionais e culturais, públicas e do terceiro setor, que tenham como foco de atuação o ensino superior.

O Edital tem por objetivo selecionar projetos para implantação de dez Núcleos de Formação Cultural - NUFOC, em dez Estados brasileiros diferentes, sendo duas instituições selecionadas em cada Região do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os projetos devem ser elaborados para viabilizar o acesso de jovens afrobrasileiros, entre 16 e 25 anos, a uma capacitação técnico-cultural. Sua finalidade deve ser a formação de agentes culturais, aptos a atuar como promotores da cultura afrobrasileira no mercado de trabalho e em suas comunidades, conscientes das habilidades específicas necessárias à execução das atividades e com claro entendimento sobre a forte influência da cultura africana na formação da sociedade brasileira.

A meta da iniciativa é viabilizar a formação intelectual e técnica de seis mil jovens negros: três mil universitários e três mil estudantes do ensino médio com a formação concluída. Eles também deverão ser oriundos das classes sociais C, D e E, de todo o Brasil. O aporte de recursos para este edital é da ordem de seis milhões de reais, dos quais cerca de cinco milhões serão destinados para os NUFOC e o restante para custos administrativos e de divulgação.

A Fundação Palmares realizará sete oficinas para a divulgação do Procultura durante o mês de novembro. A primeira será nesta sexta-feira (12) em Boa Vista (RR). A juventude de Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também receberão a capacitação. As oficinas serão ministradas por técnicos da Fundação Palmares

e terá transmissão por videoconferência ou webconferência. A oficina de Salvador, que conta com o apoio da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, será realizada na sede do Banco do Nordeste do Brasil e será transmitida por videoconferência. Os interessados dos demais estados do Nordeste poderão acompanhar a transmissão nas sedes BNB localizadas nas capitais de cada Estado.

Mais informações:

Edital Procultura

Inscrições das propostas devem ser feitas até 11 de dezembro de 2010 pelo sistema SALIC, do MinC - http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/

Dúvidas poderão ser respondidas pelo endereço eletrônico

editalnufoc@palmares.gov.br, ou pelo telefone (61) 3424-0185.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Curso online gratuito: Marcos Legais Nacionais dos Direitos Humanos das mulheres

 
O curso Marcos Legais Nacionais dos Direitos Humanos das Mulheres é gratuito, e aborda a construção histórica dos Direitos humanos das Mulheres no Brasil, da Democracia e de Gênero na nossa sociedade.

O certificado de participação com a carga horária de 45 horas/aula será disponibilizado.

Capítulos:
  • Direitos Humanos das Mulheres Marcos Legais Nacionais
  • Instrumentos Nacionais de Proteção dos Direitos Humanos das Mulheres
  • Adesão à normativa internacional
  • Avaliação Inovadora
  • Bibliografia

Autora: Regina Maria Faria Gomes
Psicologa e Coordenadora de Unidade de Saúde Pela Prefeitura de São Paulo- Secretaria Municipal de Saude- Centro de Atenção a Saude Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadora Lara Barcelos ( Casa Ser) desde 27/05/2003 até 05/05/2010.Especializada em psicologia na área clinica em prevenção, psicodiagnóstico e psicoterapias( saúde, dependencia quimica, violencia sexual, domestica)

Para mais informações e para efetuar a inscrição, acesse o site: https://www.buzzero.com/regomes1/curso-online-Marcos-Legais-Nacionais-dos-Direitos-Humanos-das-mulheres.html