terça-feira, 24 de novembro de 2009

Edital do Cine Mais Cultura é lançado em Santa Catarina

O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, e o Governo de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira, 25 de novembro, o edital estadual para selecionar 55 Cines Mais Cultura, projeto que visa democratizar o acesso ao cinema nacional pela exibição não comercial de filmes. A iniciativa conta com R$ 825 mil em investimentos, sendo 66% de recursos federais e 33% de contrapartida do estado.

Podem concorrer ao edital entidades privadas sem fins lucrativos de Santa Catarina que desenvolvam ou queiram desenvolver ações de exibição de obras audiovisuais brasileiras. Os projetos selecionados receberão kit com telão, aparelho de DVD player, projetor digital, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som, amplificador, dois microfones sem fio, entre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil.

As inscrições deverão ser feitas até 29 de janeiro de 2010. Informações: http://mais.cultura.gov.br/cinemaiscultura/

OAB Cidadã promove Feira de Artesanato

A OAB Cidadã promove no dia 28 de novembro (sábado) a 1ª Feira de Artesanato, com trabalhos confeccionados por artesãos que fazem parte das entidades comunitárias integrantes do projeto e que serão comercializados. A feira, composta por 20 barracas, funcionará das 09 às 19h, no estacionamento da sede da OAB/SC, na Beira Mar Norte, em Florianópolis.
O objetivo do evento, além de divulgar o trabalho artesanal que vem sendo desenvolvido pelas entidades comunitárias, é incrementar sua receita para melhor atender suas necessidades. Quem foi à Feira poderá adquirir artesanato feito pelas comunidades da Grande Florianópolis e auxiliar as entidades participantes.
A OAB Cidadã é uma ação descentralizada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Sabta Catarina, em parceria com os Conselhos Comunitários. Seu objetivo é garantir o sentido pleno da cidadania e solidariedade, proporcionando inclusive suporte jurídico, quando necessário, através de advogados aos Conselhos, Associações, ONG, Creches e entidades religiosas da Grande Florianópolis.
Feira de Artesanato OAB Cidadã
Data: 28 de novembro (sábado)
Horário: das 09h às 19h
Local: Estacionamento da OAB/SC
Rua: Paschoal Apóstolo Pítsica, 4.860 – Florianópolis – SC.
Telefones: (48) 3333-1780 – 3239-3547

Expositores: Ações Sociais Amigos Solidários, Amigos do HU, AssociaçãoRibeirão Arte,Casa dos Girassóis, Casa São José, Centro de Referência de Assistência Social do Brejaru, Conselho Comunitário da Caieira do Norte, Metarreciclagem, Pastoral Carcerária, Grupo de Mães Uma Nova Estação, Izabel Brasil, Irmandade do Divino Espírito Santo e Casa da Criança

OAB CIDADÃ
TRAZENDO O DIREITO MAIS PERTO DO CIDADÃO

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Edital do programa Prazer em Ler

O Instituto C&A lança o edital para a constituição de polos de leitura com o apoio do programa Prazer em Ler.

Poderão pleitear apoio projetos situados em todas as regiões metropolitanas onde a empresa C&A possui operações, exceto São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Nestas cidades, o programa Prazer em Ler já apoia organizações sociais que apresentarão projetos de continuidade.

As inscrições se encerram em 11 de dezembro de 2009.

Para ter acesso ao edital, clique aqui.

Para ter acesso ao formulário de inscrição, clique aqui.

Para ter acesso ao formulário do plano de ação, clique aqui.





Para visualizar arquivos PDF é necessário Adobe Reader

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BrazilFoundation promove seleção anual de projetos pelo oitavo ano consecutivo. Até 15/12.

BrazilFoundation promove seleção anual de projetos pelo oitavo ano consecutivo. Até 15/12.O Programa de Seleção de Projetos da BrazilFoundation identifica e apóia as iniciativas de pequenas e médias organizações da sociedade civil sem fins lucrativos em todo o Brasil
O objetivo da seleção é identificar projetos atuantes nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Cidadania e Cultura, com potencial de transformar a realidade social. Em particular, a fundação busca projetos com soluções criativas e efetivas, que possam se tornar referência e com capacidade de influenciar políticas públicas, a longo prazo.
A BrazilFoundation inicia o processo de seleção com a divulgação de um edital contendo os critérios de seleção e um formulário padrão. As propostas recebidas até 15 de dezembro passam por duas etapas de leituras por analistas diferenciados. Seus pareceres são discutidos em reunião conjunta onde são definidos os finalistas. Esta lista é apresentada à diretoria para apreciação e os finalistas são visitados, permitindo aos analistas formular pareceres contextualizados de cada projeto finalista. Após a visita, numa reunião final são determinados os projetos que serão apoiados. As organizações apoiadas recebem R$ 25 mil em duas parcelas ao longo de um ano.

Em seis anos de atuação, a fundação já recebeu mais de cinco mil propostas de organizações não-governamentais de todos os 27 estados brasileiros.

A BrazilFoundation é uma organização não-governamental que apóia iniciativas de organizações da sociedade civil brasileira que propõem soluções criativas e diferenciadas para os desafios enfrentados por comunidades em todo o Brasil. Em sete anos de atuação, a BrazilFoundation apoiou financeira e tecnicamente mais de 140 pequenas e médias organizações sociais.

Nos Estados Unidos
Com escritório em Nova York desde 2000 e comitês de voluntários em Boston, Califórnia, Flórida e Washington D.C., a BrazilFoundation capta recursos nos Estados Unidos para investimento social qualificado no Brasil. A captação é realizada através de campanhas de mobilização, tal como a campanha Amigos da BrazilFoundation, e eventos culturais e sociais, como palestras com líderes sociais brasileiros e o Baile Anual de Gala – ambos objetivando não só a geração de recursos, como também o desenvolvimento de uma comunidade doadora qualificada e cada vez mais consciente de seu papel para a construção de um Brasil melhor e mais justo.

A BrazilFoundation possibilita que pessoas físicas e jurídicas nos Estados Unidos possam doar a iniciativas sociais no Brasil com confiança e credibilidade. Todas as doações provenientes dos EUA são dedutíveis do Imposto de Renda Americano, de acordo com a Seção 501 (c) 3.

No Brasil
Com escritório no Rio de Janeiro, a BrazilFoundation atua no Brasil aplicando seus recursos em projetos sociais atuando em todas as regiões do país através de cinco programas:
Seleção Anual de Projetos – seleção anual para apoio, financeiro e técnico, de organizações da sociedade civil brasileira, atuantes nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Cidadania e Cultura;
Monitoramento e Avaliação – acompanhamento da aplicação dos recursos investidos nos projetos apoiados;
Capacitação – apoio técnico continuado visando qualificar as organizações apoiadas e seus líderes;
Banco de Projetos – onde doadores podem encontrar organizações sólidas e eficientes para apoiar;
Doação Recomendada – um canal seguro, através do qual doadores nos EUA podem apoiar causas e projetos no Brasil de sua preferência.

O investimento social feito através da BrazilFoundation está voltado para instituições da sociedade civil organizada de pequeno e médio porte, que oferecem soluções inovadoras e diferenciadas para os desafios enfrentados por suas comunidades.

A BrazilFoundation também desenvolve parcerias com empresas e fundações, nos Estados Unidos e no Brasil, interessadas em investir socialmente nas comunidades onde atuam. Alguns dos recentes parceiros da fundação são: o Instituto HSBC Solidariedade, Fundação VALE, Embraer, TAM Linhas Aéreas, Fundação Ford e Inter-American Foundation.

A fundação tem um Conselho Consultivo que guia suas iniciativas e um Conselho Diretor que acompanha de perto as suas operações e desenvolvimento.


Fonte: Claudia Amaral

Espanha vai tornar a banda larga um direito público

O governo da Espanha anunciou que começará uma série de reformas na legislação para tornar o acesso à internet rápida um direito de todos os cidadãos a partir de 1º de janeiro de 2011. Em qualquer lugar do país ibérico, uma pessoa deverá ter a possibilidade de contratar um serviço de pelo menos 1 megabit por segundo (Mbps).

Com isso, a banda larga passa a ser um serviço público no mesmo patamar da telefonia fixa, com preços regulados e fornecido independentemente da localização do acesso, como bairros afastados e cidades pequenas em áreas rurais.

Porém, a velocidade mínima estabelecida pelo governo foi criticada, uma vez que em 2011 os serviços da internet irão requerer uma conexão maior do que 1 Mbps. De acordo com o jornal El País, apenas 39 mil dos 9,5 milhões de acessos à banda larga que a Espanha tem hoje são de 1 Mbps. O restante tem uma velocidade maior. Além disso, a legislação deverá propor subsídios a empresas para fornecer o acesso em regiões menos populosas, sem interesse comercial.

A Espanha segue o mesmo caminho da Finlândia. O país nórdico estabeleceu que a banda larga se tornará um serviço público em junho de 2010. Em outubro a Itália apresentou um projeto também para universalizar o acesso à internet rápida em 2010, com conexões de 2 Mbps.
Fonte:Blog do Link

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

UNIFEM abre edital de ensaios sobre a luta contra o racismo das mulheres das América Latina e Caribe. Até 15 de dezembro

UNIFEM abre edital de ensaios sobre a luta contra o racismo das mulheres das América Latina e Caribe. Até 15 de dezembro Incentivar a produção de conhecimento e reflexão sobre racismo e as diversas discriminações contra as mulheres negras e indígenas na América Latina e Caribe. Essa é a contribuição do Programa Gênero, Raça e Etnia, desenvolvido pelo UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), através do primeiro concurso regional de ensaios de pesquisa "A luta contra o racismo a partir das mulheres na América Latina e Caribe". A chamada de textos visa estimular e divulgar pesquisas escritas em Português e Espanhol, partindo da reflexão, análise e proposta de incidência política feminista na luta contra o racismo cujo impacto é diferenciado na vida de mulheres negras e indígenas. Os textos deverão ser enviados até 15 de dezembro deste ano e serão publicados na série Cadernos de Diálogos, editada pelo UNIFEM Brasil e Cone Sul.

"Nosso objetivo é impulsionar a introdução da luta contra o racismo e as diferentes formas de discriminação e exclusão social nas agendas políticas feministas da América Latina. A desconstrução do racismo é tarefa de toda a sociedade e não somente de mulheres negras e indígenas", explica Maria Inês Barbosa, coordenadora do programa regional de Gênero, Raça e Etnia, desenvolvido no Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai. O edital estabelece três eixos de abordagem: representações, discursos e políticas de identidades; agendas feministas na América Latina e Caribe e a luta contra o racismo; e estratégias, identidades e discursos políticos das organizações e/ou movimentos sociais de mulheres e as distintas expressões feministas das mulheres negras e indígenas. O concurso tem caráter plural e não privilegia nenhuma teoria em particular. Os três melhores ensaios serão premiados com publicação na série Cadernos de Diálogos e receberão valores em dinheiro: primeiro lugar US$ 2.300, segundo lugar US$ 1.700 e terceiro lugar US$ 1.000. Os textos devem seguir as normas técnicas de apresentação científica e serem enviados pelo correio postal sem identificação de autoria.

Leia o edital na íntegra: http://www.geledes.org.br/attachments/2425_concurso%20regional%20de%20ensayos%20de%20investigacao.pdf

Fonte: ABCR

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fundo Comgás de Patrocínio recebe inscrições até 30/11

O Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural foi criado para compartilhar as diretrizes da empresa com as comunidades locais, premiando projetos aprovados na Lei Rouanet que gerem aprendizado transformador capaz de promover relações sustentáveis. A Comgás acredita que um mundo melhor somente pode ser construído a partir de relações sustentáveis, ou seja, a partir de formas de convivência respeitosa entre pessoas e de pessoas com o meio ambiente.

O Fundo beneficia, com patrocínios, projetos alinhados com os propósitos descritos nos itens 1 e 2 e enquadrados no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), nas seguintes áreas:

a) Teatro, dança, circo, mímica e outras expressões de artes cênicas;
b) Produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual;
c) Música erudita ou instrumental;
d) Exposições e circulação de artes visuais;
e) Preservação do patrimônio cultural material e imaterial;
f) Livros de valor artístico, literário ou humanístico ou outros empreendimentos classificados na área humanidades;
g) Artes integradas.

O Fundo será investido exclusivamente na realização de projetos e iniciativas que atendam à seguinte qualificação: projetos habilitados para captação conforme o artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91) nas áreas especificadas em acima descritas.

O valor máximo a ser investido pelo Fundo, será de até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), independentemente do número de projetos selecionados.

A inscrição no Fundo é gratuita e poderão se inscrever pessoas jurídicas, sob controle acionário, estatutário ou majoritário de brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil.

As inscrições deverão ser realizadas única e exclusivamente via internet, pelo Formulário de Inscrição disponível no website www.fundocomgas.com.br, no período até o dia 30/11/2009.
Para conhecer o edital na íntegra: http://www.fundocomgas.com.br/regulamento
Fonte: Central de Projetos

I Prêmio BE - Fornecedor Sustentável está com inscrições abertas até 11 de dezembro

O II Prêmio BE - Fornecedor Sustentável, criado em 2008, tem o objetivo de fomentar iniciativas de sustentabilidade no mercado de Marketing Promocional. Em 2009 a abrangência do Prêmio será ampliada, o que permitirá a participação de qualquer empresa do mercado de promoções e eventos, de todo o território nacional, que esteja desenvolvendo projetos relativos à sustentabilidade.
O Prêmio divide-se em duas categorias: Desenvolvimento de produtos/serviços sustentáveis e Boas práticas de Responsabilidade Social.

Um comitê analisará os projetos inscritos e selecionará os três melhores de cada categoria.

Para ler o regulamento, clique aqui
Fonte: Central de Projetos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TAM recebe projetos culturais

Até o dia 30 de dezembro, a TAM receberá projetos esportivos e culturais que tenham como data de realização o primeiro semestre de 2010. Na edição deste ano, a empresa investirá em projetos na área cultural, cujo os recursos serão destinados a casas de show, peças teatrais, cinemas, espetáculos e musicais, moda e museus. O patrocínio será realizado de forma direta, uma vez que a empresa não realiza patrocínios externos por meio de incentivos fiscais estaduais ou federais.

Os interessados em solicitar patrocínio à empresa deverão enviar as propostas por meio do preenchimento do formulário padrão, disponível no site da TAM. Para que as propostas sejam analisadas, o formulário deverá ter todos os campos obrigatórios preenchidos. As propostas deverão ser encaminhadas para o endereço comunicacao.mkt@tam.com.br e os projetos de caráter social e/ou assistencial deverão ser encaminhadas para responsabilidade.social@tam.com.br.

Todo projeto de patrocínio enviado dentro das especificações e categorias especificadas acima será analisado e respondido ao solicitante dentro do prazo de 15 dias úteis a contar da data de envio de todas as informações necessárias, considerando-se eventuais alterações de prazo em função de determinações estratégicas e/ou administrativas da TAM. Para mais informações, clique aqui.
Fonte: Cultura e Mercado

Programa Cultura e Pensamenrto lança editais para apoiar debates e publicações

Em 2009, o Programa CULTURA E PENSAMENTO, do Ministério da Cultura, lança editais para a viabilização de oito projetos de debates presenciais e a publicação de quatro projetos editoriais de periódicos impressos, a serem realizados ao longo de 2010.

Os processos seletivos são abertos a propostas de intelectuais, pensadores da cultura, artistas, instituições e grupos culturais, pesquisadores, organizações da sociedade civil e outros agentes da sociedade.

Os projetos de debates presenciais - até R$ 80 mil - deverão ser norteados por uma das linhas temáticas a seguir:
. Biopolítica e tecnologias: padrões contemporâneos de emancipação, propriedade, poder e controle
. Populações e territórios: o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversificação da cultura
. Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade
. Encontros e interações das artes na cidade e na cultura contemporânea
Leia o detalhamento das linhas temáticas do Programa.
Leia o regulamento e inscreva sua proposta.

Os projetos de periódicos - até R$ 88 mil - , por sua vez, deverão ser voltados para o mapeamento, a apresentação e a reflexão sobre uma ou mais das seguintes áreas artísticas e culturais no Brasil:
. Artes cênicas (teatro, dança, circo e outras modalidades);
. Artes visuais (artes plásticas, fotografia, instalações, performances, videoarte, arte digital e outras modalidades);
. Música (erudita, popular, operística, experimental e outras);
. Audiovisual (cinema de ficção, documentário, rádio, televisão, animação e outros formatos);
. Literatura (prosa, poesia, ensaios e outras modalidades);
. Arquitetura e design (incluindo urbanismo, paisagismo e moda); e
. Memória e patrimônio (histórico, artístico, arqueológico, etnológico, material e imaterial).
Confira o regulamento e inscreva seu projeto.

As inscrições são gratuitas e as propostas recebidas serão avaliadas por comissões de seleção independentes.

Os conteúdos de texto, áudio e vídeo resultantes dos projetos serão veiculados no portal do Programa. Além disso, poderão fazer parte de edições distribuídas pelo programa em todo o país.

Cultura e Pensamento é um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural. Desde sua primeira edição em 2005, seleciona e apoia projetos de debates presenciais e publicações. O objetivo do programa é dar suporte institucional e financeiro a iniciativas que fortaleçam a esfera pública e proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais do país.

Em 2009, o Programa abre a terceira edição dos editais para financiamento de debates e de periódicos impressos de alcance nacional. Os editais são abertos a propostas de intelectuais, pensadores da cultura, artistas, instituições e grupos culturais, pesquisadores, organizações da sociedade civil e outros agentes, visando à promoção do diálogo sobre temas da agenda contemporânea.

A edição 2009-2010 dos editais do Cultura e Pensamento tem patrocínio da Petrobras e é realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX e pela Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa.

A coordenação do programa é de responsabilidade da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Também são parceiros da iniciativa o Ministério da Educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.


Fonte: Programa Cultura e Pensamento

Britcham organiza conferência sobre investimento social estrangeiro

A Câmara Britânica de Comércio de Indústria no Brasil (Britcham) promove no dia 24 de novembro, em São Paulo, a 1ª Conferência sobre Investimento Social Estrangeiro no Brasil – Panorama Atual e Perspectivas. No evento, serão debatidos os temas que permeiam a aplicação de recursos de investidores sociais de outros países em causas e iniciativas brasileiras.

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) abrirá o primeiro painel, sobre diagnóstico atual panorama do investimento social estrangeiro. A diretora de Desenvolvimento Institucional do IDIS, Márcia Kalvon Woods, falará sobre o conceito, a importância e o benefício da prática hoje tanto no Brasil quanto no Reino Unido.

Ainda estão previstos outros temas, nos dois painéis, como marketing, empreendedorismo social, cidadania empresarial, incentivos fiscais, aspectos jurídicos do investimento social estrangeiro no país, mecanismos, modalidades e identificação das causas. Entre os palestrantes, estarão a diretora-executiva do Instituto HSBC Solidariedade, Claudia Malschitzky, e o consultor de organizações sociais, Fernando Nogueira.

Podem participar investidores, presidentes, diretores, consultores, advogados e outros profissionais interessados no assunto, independentemente de ser ou não associado à Britcham. As inscrições devem ser feitas pelo site da Câmara. O valor para os associados é de 150 reais e não-associados, de 250 reais.

A conferência acontece das 8h às 12h, no Centro Brasileiro Britânico. O endereço é rua Ferreira de Araújo, 741, no bairro de Pinheiro, Zona Oeste da capital paulista. Mais informações pelo telefone (11) 3819-0265.


Idis, 10/11/09

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

História de Florianópolis (SC) terá museu interativo

Moradores e turistas vão conhecer a história de Florianópolis de um modo totalmente interativo e moderno – inclusive para portadores de necessidades especiais. Essa é a proposta do novo museu da cidade que vai ocupar o prédio da antiga Câmara e Cadeia, do século 18, que passa por uma restauração. O projeto está sendo desenvolvido por técnicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e por um grupo multidisciplinar que reúne arquitetos, historiadores, arqueólogos e designers.

“Um dos pontos fortes que o visitante vai encontrar é a interatividade e recursos virtuais”, comentou a idealizadora do projeto, Cristina Piazza. A arquiteta disse que o museu vai contar como a cidade foi formada, como se desenvolveu, além de destacar aspectos da cultura local. A data de abertura não foi divulgada.

Fonte: Panrotas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vereadores aprovam criação de feriado do Dia da Consciência Negra em São José e Florianópolis

Escolha do dia 20 de novembro homenageia Zumbi dos Palmares

Os vereadores de São José e Florianópolis aprovaram a criação do feriado municipal do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares. As duas leis foram promulgadas na segunda-feira. Os textos esperam sanção dos prefeitos dos municípios.

A autoria da proposta em São José é do deputado Orvino Coelho de Ávila (PP), hoje procurador do município. Em Florianópolis, o projeto de lei nº 12.166/06, é de autoria do presidente interino da Câmara de Vereadores de Florianópolis, vereador Márcio de Souza (PT).

CBN/DIÁRIO

Ensino de história e cultura afrobrasileira e indígena será avaliada em videoconferência

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizará nesta quarta-feira (11), por sistema de videoconferência, audiência pública com o propósito de debater com as secretarias de educação dos estados e municípios a implementação das metas legais para o estudo de conteúdos sobre a história e a cultura indígena e afrobrasileira na rede de ensino.

Com início às 10h, a videoconferência ligará o auditório do programa Interlegis, no Senado, com as Assembléias Legislativas dos diversos estados. Além de professores e dirigentes de escolas e de secretarias da educação, vão participar dos trabalhos representantes do mundo acadêmico e entidades que militam na área dos direitos indígenas e dos negros.

O autor da proposta para o debate foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Segundo ele, um dos objetivos é repassar às demais secretarias de educação o programa curricular que será adotado no Distrito Federal. Os professores foram preparados para trabalhar com os novos conteúdos por meio de parceria entre o governo do DF com o Ministério da Cultura, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Darcy Ribeiro.

A lei que tornou obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afrobrasileira nos currículos do ensino fundamental e médio foi editada em 2003 (L. 10.639). Alterações no seu texto, ao fim de 2008 , por meio da Lei 11.645, estendeu a mesma obrigatoriedade aos conteúdos relativos à história e à cultura indígenas.

fonte: Agência Senado

Ethos abre inscrições para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010

Estão abertas as inscrições de iniciativas para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010, evento promovido pelo Instituto Ethos paralelamente à Conferência Internacional – Empresas e Responsabilidade Social, que será realizada entre os dias 11 e 14 de maio de 2010, no Hotel Transamérica, em São Paulo.


Organizada anualmente desde 2008, a Mostra reúne tecnologias sustentáveis com alto potencial e viabilidade de implantação e tem despertado enorme interesse nos visitantes de todas as partes do país. Entre as iniciativas apresentadas, encontram-se desde novas metodologias, técnicas e sistemas até processos e equipamentos desenvolvidos visando ao desenvolvimento sustentável.

Qualquer pessoa ou organização pode inscrever gratuitamente quantas tecnologias desejar. A exigência é que a tecnologia inscrita ofereça solução para determinada variável crítica da sustentabilidade e esteja classificada em uma ou mais das seguintes categorias:
- Tecnologias Verdes – que se concentram no uso racional de recursos naturais, água e energia, na valorização da biodiversidade, na redução ou reaproveitamento de resíduos e na mitigação das emissões de carbono;
- Tecnologias Inclusivas – que privilegiam a inclusão econômica, a valorização da equidade, a acessibilidade, a sociodiversidade, o combate à pobreza, a valorização do conhecimento tradicional e o acesso e garantia aos direitos e políticas públicas;
- Tecnologias Responsáveis – que focalizam a integridade, o combate à corrupção e a transparência, bem como o controle social dos agentes públicos e econômicos e o trabalho decente.

Inscrições e informações:
Leia o regulamento e faça a inscrição de sua tecnologia pelo site www.ethos.org.br/mostra2010, até 31 de janeiro de 2010. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail mostra@ethos.org.br.


Instituto Ethos, Notícias da Semana, Nº 498 - Semana de 9/11/09 a 15/11/09

domingo, 8 de novembro de 2009

Livro Mobilizar

O livro Mobilizar - A Experiência do Programa de Formação em Mobilização de Recursos traz uma análise das duas edições do Programa Mobilizar, desenvolvido pela instituição, destinado a qualificar Organizações Não-Governamentais da região Nordeste, no desenvolvimento de suas estratégias de sustentabilidade e construção da sua base social de apoio local.
Organizadores: Rogério Silva e Paula Lubambo.
Fonte: ABCR
Arquivo para download

Descobrindo o Investidor Social Local: Perfil e Características

A publicação tem como objeto a Pesquisa IDIS sobre o Perfil do Investidor Social Local. O estudo, realizado com base em quatro municípios paulistas (Guarulhos, Limeira, Santa Bárbara d'Oeste e São josé dos Campos) contou com o apoio da Fundação Interamericana e dos integrantes do Programa DOAR de cada uma das localidades. Fonte: ABCR

Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009

O Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), abre inscrições até 25 de novembro para o Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009, que selecionará 80 projetos de mobilização e articulação que atuem em rede de Pontos de Cultura, no valor de R$ 38 mil cada, totalizando um investimento de mais de R$ 3 milhões.

A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC e da sociedade civil, vão analisar critérios como o histórico de atuação do candidato junto ao Programa Cultura Viva e o trabalho de interação realizado entre os Pontos de Cultura, além da qualidade, continuidade, inovação e o público-alvo do projeto.

Será valorizado o projeto que tiver como foco de mobilização e articulação em rede no as comunidades tradicionais, como povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, faxinais, pomeranos, pantaneiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, marisqueiras, caranguejeiras, ribeirinhos, agroextrativistas, seringueiros, sertanejos, geraizeiros, fundos de pasto, entre outros grupos.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

BID busca propostas para projetos em pequena escala

Até o dia 31 de janeiro, o Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está recebendo propostas para concessões de ajuda financeira em 2010 a projetos de desenvolvimento cultural de pequena escala. As doações, de US$ 3 mil a US$ 10 mil serão concedidas a propostas que satisfaçam uma necessidade local, apoiem a excelência artística, estimulem a atividade econômica e social de forma inovadora e bem-sucedida, além de contribuir para os valores culturais, o desenvolvimento dos jovens e da comunidade.

O Programa de Desenvolvimento Cultural foi concebido para estimular o desenvolvimento de projetos inovadores, preservar e recuperar tradições e conservar o patrimônio cultural, entre outros objetivos. Os projetos são avaliados de acordo com sua viabilidade, alcance educativo, uso eficaz de recursos, capacidade de mobilizar recursos financeiros adicionais e impacto de longo prazo sobre a comunidade.

O BID pode financiar até dois terços de um projeto. As organizações locais são responsáveis por proporcionar o restante dos recursos e apoiar a realização do projeto de modo sustentável. As propostas devem ser enviadas até de 31 de janeiro de 2010 para as Representações do BID nos 26 países da América Latina e do Caribe. Para mais informações, clique aqui.

Fundarpe promove especialização em patrimônio

Até o dia 25 de novembro, estão abertas as inscrições para o segundo programa de Especialização em Patrimônio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que selecionará 25 profissionais recém-formados em oito áreas do conhecimento. A bolsa será de R$ 1,2 mil e terá duração de 12 meses.

O curso, que tem duração máxima de dois anos, irá oferecer atividades de aperfeiçoamento na área de preservação cultural, além de uma bolsa no valor de R$ 1,2 mil. Duas dessas vagas são reservadas para portadores de deficiência. As inscrições são gratuitas.

Para participar é necessário que os profissionais tenham concluído o curso superior de outubro de 2004 a outubro de 2009, contabilizando tempo máximo de cinco anos de formado. Há vagas para as áreas de arquitetura (7), história (7), ciências sociais (4), engenharia civil (2) e turismo (2). Profissionais da área de ciências da informação/biblioteconomia, ciências da computação/engenharia da computação/sistema de informação e design gráfico poderão concorrer a uma vaga cada.

Para concorrer, o candidato deverá baixar o regulamento no site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br) e comparecer à Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe (Rua da Aurora, nº 463, Boa Vista, 2º andar) e entregar a seguinte documentação: formulário de inscrição preenchido; exposição de motivos quanto ao interesse no campo da preservação cultural e em desenvolver as atividades; currículo comprovado, com descrição das atividades e qualificações profissionais obtidas até o momento; cópia do diploma, comprovante de conclusão de graduação ou declaração de próprio punho contendo previsão de colação de grau até 31 de dezembro de 2009; cd ou cópia do trabalho de graduação (se houver).

Além desses documentos, o proponente deverá entregar também o certificado de quitação com as obrigações eleitorais e militares, cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF bem como o comprovante de residência atualizado e dados bancários (banco, agência e número da conta corrente). Mais informações no site www.fundarpe.pe.gov.br

* Com informações do site Pe360graus.

1º Simpósio de integração das artes visuais: Arte e Política

Com o objetivo de estimular a integração dos acadêmicos dos cursos de Artes Plásticas e Artes Visuais, além de propor a reflexão e articulação dos processos artísticos na contemporaneidade, de 09 a 13 de novembro, o Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) realiza o 1º Simpósio de integração das artes visuais: Arte e Política.

O evento, que é aberto ao público, contará com palestras com professores e pesquisadores convidados, bem como, mini cursos abertos à comunidade acadêmica. Os mini cursos compreendem eixos sobre cinema experimental, edição de vídeo, fotografia, desenho, teatro, arte pública e colaborativa. Para cada mini curso é necessário fazer inscrição pelo e-mail: simposioartesvisuais@gmail.com.

O simpósio será realizado no Auditório do Bloco Amarelo e prédio de Artes Visuais da UDESC (Av. Madre Benvenutta, 2007, Itacorubi - Florianópolis – SC). Para conhecer a programação completa do evento, clique aqui.

Inscrições Claro Curtas 2009

Estão abertas, até o dia 30 de janeiro, as inscrições para o Claro Curtas 2009, iniciativa que disponibilizará até R$ 100 mil em barras de ouro para os selecionados, estimulando a descoberta de talentos, oportunidades e capacitação na área de audiovisual.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.clarocurtas.com.br, enviando seus vídeos produzidos de acordo com o tema “Ser Digital – Aprendizado e transformação na sociedade do conhecimento”, com o intuito de ampliar os debates sobre as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias, suas formas de expressão e participação no mundo contemporâneo.

As obras finalistas serão selecionadas e avaliadas por um time de renomados profissionais do audiovisual e de grande contribuição para o cinema brasileiro e mídias digitais: Caio Gullane, Cao Hamburger, Carlos Nader, Dira Paes e Matheus Nachtergaele, com mediação de Sergio Sá Leitão, jurado da edição 2008 do festival.

O valor total de premiação do Claro Curtas é de R$ 100 mil em barras de ouro. O primeiro colocado recebe R$ 50 mil; o segundo, R$ 30 mil; o terceiro, R$ 15 mil; e o vencedor por voto popular, R$ 5 mil. No final de março de 2010, os dez finalistas vão participar de um workshop exclusivo em São Paulo, ministrado por profissionais da área audiovisual e de novas mídias, promovido em parceria com a Gullane Filmes.

Os ganhadores receberão os valores durante o coquetel de premiação, que acontecerá no final de março de 2010, também em São Paulo. Antes do evento, haverá o Seminário Claro Curtas, que conta com debates abertos ao público sobre o impacto das novas tecnologias digitais móveis nos processos de criação, produção e difusão audiovisual.

Oficinas Regionais Claro Curtas 2009
Durante o período das inscrições, o Claro Curtas oferece, em parceria com empreendedores regionais, oficinas gratuitas de capacitação em audiovisual, em que os participantes aprenderão técnicas para aprimorar seus vídeos. As oficinas acontecem em três Estados – Bahia, Minas Gerais e Pará. As datas e os locais, bem como os procedimentos para inscrição, serão divulgados em breve.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Santa Catarina ganhará 60 novos pontos de cultura

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve em Florianópolis nesta terça-feira, 03/11, onde participou da assinatura de convênio que beneficiam 60 entidades de 36 municípios catarinenses, cujos projetos foram selecionados dentro do programa Pontos de Cultura, do ministério da Cultura Através do convênio entre o ministério e o governo estadual, cada um destes 60 pontos de cultura receberá R$ 180 mil reais ao longo de três anos (R$ 60 mil por ano). O investimento total é de R$ 10,8 milhões.

Os Pontos de Cultura são uma das ações do Programa Mais Cultura, criado em 2007 pelo governo federal. O objetivo dos Pontos de Cultura é potencializar iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração, através de convênios entre o governo federal e estados. Os pontos fomentam a atividade cultural, aumentam a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promovem o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade.

A assinatura simbólica dos 60 pontos de cultura em Santa Catarina foi feita pelas mãos de Antônia Pereira da Rosa, representante do Projeto Cultura e Cidadania nas áreas da reforma agrária no município de Água Doce. Além do ministro Juca Ferreira, o ato foi prestigiado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, senadora Ideli Salvatti e os deputados federais, Cláudio Vignatti e Celso Maldaner e os estaduais, Padre Pedro Baldissera e Vânio dos Santos.

O Ministro destacou que a cultura deve mesmo ser parte central do projeto do governo federal já que é preciso avançar muito mais para reverter a situação fragilizada da cultura no País e em Santa Catarina. Segundo ele, apenas 10% dos brasileiros freqüentam museus, 13% cinemas e 17% compram livros.

A senadora Ideli Salvatti, que também se pronunciou durante o ato de assinatura dos convênios, destacou a diversidade da cultura em Santa Catarina, feita com “produção, talento e resistência”, onde a maioria executa projetos sem o devido apoio. Para a senadora, a cultura precisa de mais investimentos e atenção, pois é fonte de cidadania e mesmo de soberania. Ela destacou outros projetos e programas que vêm sendo desenvolvidos pelo governo federal, como é o caso de alterações na Lei Rouanet, para democratizar mais o acesso aos recursos; a criação do Vale Cultura e a Proposta de Emenda Constitucional que aumenta os recursos para o setor.

Produtores culturais apresentam demandas ao ministro

Entidades e produtores culturais de Santa Catarina puderam apresentar ao ministro Juca Ferreira, durante sua passagem por Florianópolis, nesta terça-feira, 03/11, suas demandas e sugestões para as políticas culturais do governo federal. Entre as sugestões, estão a criação de um edital específico de capacitação para que os profissionais possam ministrar workshop culturais; apoio a um espaço multicultural na área da penitenciária que será desativada; a distribuição igualitária de espaços e ações culturais nos municípios catarinenses e a representação de Santa Catarina junto à Regional do Sul, suprindo a ausência de interlocução com o Ministério.

O próprio ministro Juca Ferreira destacou a importância de que a cultura seja cada vez tratada em sua dimensão econômica, na medida em a produção cultural é responsável por 5% do PIB (Produto Interno Bruto), e relacionada à cidadania. Muitos dos cerca de 100 mil grupos culturais existentes atualmente no Brasil, segundo o ministro, estão em periferias e desenvolvem um papel fundamental no exercício da cidadania.
fonte: Portal Vermelho

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pesquisa aponta importância das redes sociais

90% dos entrevistados de estudo pesquisam na internet sobre produtos e serviços antes da compra

Com realização da In Press Porter Novelli e da E.Life, o 1º estudo sobre Hábitos de Uso e Comportamento dos Internautas Brasileiros em Mídias Sociais mostrou que 90% dos entrevistados pesquisam na internet sobre produtos e serviços antes da compra - e não somente nos serviços de busca.


A pesquisa também aponta que cerca de 43% dos entrevistados recomendam a outros usuários um produto ou serviço adquirido. Twitter, Orkut, YouTube e blogs são as ferramentas mais utilizadas pelos entrevistados.

Mais de 1.200 questionários foram distribuídos para concluir quais ferramentas eles mais utilizam, qual o uso que fazem de cada uma delas e qual a influência delas como fontes de informações para formar opinião entre os usuários, de todas as capitais brasileiras.


Meio & Mensagem Online, 04/11/09

II Prêmio BE - Fornecedor Sustentável está com inscrições abertas até 11 de dezembro


O II Prêmio BE - Fornecedor Sustentável, criado em 2008, tem o objetivo de fomentar iniciativas de sustentabilidade no mercado de Marketing Promocional. Em 2009 a abrangência do Prêmio será ampliada, o que permitirá a participação de qualquer empresa do mercado de promoções e eventos, de todo o território nacional, que esteja desenvolvendo projetos relativos à sustentabilidade.

O Prêmio divide-se em duas categorias: Desenvolvimento de produtos/serviços sustentáveis e Boas práticas de Responsabilidade Social.

Um comitê analisará os projetos inscritos e selecionará os três melhores de cada categoria.

Para ler o regulamento, clique aqui.


Fonte: Site do Prêmio BE - Fornecedor Sustentável

Ministérios passam a conceder certificados de entidades beneficientes

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (29/10), o projeto de lei que transfere do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para os três órgãos do Governo Federal a responsabilidade pela concessão e renovação do Cebas

Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Saúde e da Educação vão conceder e renovar os certificados de entidades beneficentes de assistência social (Cebas) para fins de isenção e contribuições sociais. O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (29/10), o projeto de lei que transfere do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para os três órgãos do Governo Federal a responsabilidade pela concessão e renovação do Cebas. A matéria segue agora para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Na avaliação da presidente do CNAS, Márcia Pinheiro, o projeto é fruto da luta histórica pela definição da política pública de assistência social. Segundo ela, a mudança na certificação favorece o exercício do controle social, que conta com a participação efetiva da sociedade. “As políticas de assistência social, saúde e educação construíram uma legislação para as três áreas, preservando a autonomia, a independência e a identidade de cada uma”, afirma.

De acordo com a presidente do Conselho, isso reflete o amadurecimento do processo democrático, “com a aprovação, pelas lideranças, do texto produzido pelo atores de cada política”. Para Márcia Pinheiro, a expectativa é que até o final do ano o presidente Lula sancione a lei com as mudanças na concessão e renovação do Cebas. No Senado, o relator da matéria foi o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Prestação de serviços
A certificação das entidades beneficentes de assistência social e a isenção de contribuições para a seguridade social serão concedidas a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Clique aqui e ouça o boletim de rádio: Ministérios passam a conceder certificados de entidades beneficentes


Aline Menezes
Com informações da Agência Senado
MDS, 30/10/09