quarta-feira, 22 de julho de 2009

Prêmio FINEP de Inovação

O Prêmio FINEP de Inovação, a maior premiação à inovação tecnológica do País, foi criado para premiar esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ciência e tecnologia e organizações sociais brasileiras, desenvolvidos no Brasil e aplicados no País e no exterior.

Até 10 de setembro de 2009, as inscrições estão abertas nas categorias Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Tecnologia Social e Instituição de Ciência e Tecnologia. Pessoas físicas podem concorrer na categoria especial Inventor Inovador, na qual são escolhidos os inventores que mais se destacaram no País.

O Prêmio é realizado regionalmente. As propostas vencedoras em cada categoria, em cada região do País, concorrem entre si à premiação nacional, realizada no final do ano, em Brasília. Além do troféu, os vencedores poderão receber financiamentos da FINEP para a implementação de projetos de inovação, que variam de R$ 500 mil a R$ 10 milhões.
Mais informações: http://www2.finep.gov.br/premio/index.php?pg=opremio

RECURSOS PARA ARTESANATO

A Caixa Econômica Federal recebe projetos que visem o desenvolvimento de comunidades artesãs e a valorização do artesanato tradicional e a cultura brasileira, contemplando várias etapas do processo produtivo. Até 7 de agosto de 2009!
Fonte: http://www.dearo.com.br/website/index.asp?cod=1395&idi=1

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE FLORIANÓPOLIS

Clique na imagem para ampliá-la.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Organizar a captação de recursos é organizar a casa

Em meados de 2008 um pequeno abrigo na região metropolitana de São Paulo apresentava uma situação dramática: seu único doador deixara de apoiar financeiramente a Instituição. Para agravar ainda mais o quadro, diversas funções administrativas da instituição que eram prestadas pelo antigo doador foram canceladas.

A presença prolongada do único doador para prover a instituição a deixou acomodada sem a necessidade de procurar novas fontes de recursos. Esta situação emblemática é mais do que comum, vários articulistas e autores recomendam a diversidade de fontes de receita para poder diluir os riscos à sustentabilidade financeira das organizações.

O problema imediato era como buscar outras fontes de recursos, pois não existia na Instituição quem soubesse como fazer a captação de recursos.

A primeira providência foi escolher uma pessoa da própria instituição que apresentasse potencial para enfrentar o desafio. Capacitações foram realizadas por intermédio de cursos gratuitos o que possibilitou uma visão inicial da captação de recursos.

O segundo passo foi divulgar o trabalho da instituição, o que levou a criação de um novo logotipo, abandonando o anterior que era uma simples figura de um software. Surgiu assim uma parceria com alunos de web design de uma escola técnica estadual.

O resultado dessa parceria foi um estudo gratuito, completo e personalizado feito com qualidade, envolvendo vários aspectos da comunicação institucional como logotipo e suas fontes, papelaria, cartão de visitas e um site mais interativo. Bom para a instituição que ganhou identidade visual e imprescindível para os alunos que apresentaram o trabalho na sua conclusão de curso.

A organização estratégica da captação de recursos envolveu a criação do case statement ou simplesmente caso. Este método permite uma visão completa da instituição facilitando a participação nos editais (públicos ou privados), e a captação de recursos com empresas e doadores individuais.

Os elementos que compõem o caso são: visão, missão, objetivos de longo e curto prazo, situação jurídica, público atendido, localização, descrição dos programas/projetos, estrutura organizacional e finanças.

Em todas as organizações os elementos mais intangíveis como a visão e a missão podem ser difíceis de serem compreendidos.

A descrição dos projetos e dos programas foi um dos momentos mais difíceis, pois os mesmos nunca haviam sido escritos e sem eles a captação se torna impraticável. Os aspectos metodológicos dos programas/projetos foram sanados com parceiras de técnicos de outras instituições, o que promoveu uma troca de conhecimento entre os técnicos da “casa” e os de “fora”, além de novas possibilidades de projetos em conjunto.

Na definição dos responsáveis pelas atividades dos programas e projetos algumas questões jurídicas de ordem trabalhista foram apontadas e sanadas e a próprio estatuto de instituição foi refeito.

Outra importante constatação, durante a elaboração do caso, foram os orçamentos que não correspondiam a realidade. Isso resultou da anterior ausência de estruturação dos programas/projetos, o que causava muitas despesas imprevistas criando uma instabilidade financeira na instituição. A organização dos programas/projetos permitiu uma maior previsibilidade nos gastos da instituição e, portanto orçamentos mais precisos.

A criação de um setor de captação profissional, competitivo e transparente contribuiu para a reestruturação da instituição e de sua gestão. Os resultados foram a conquista de novas empresas doadoras, a participação em editais e o retorno do antigo doador que foi cativado pelo esforço, competência e profissionalização da instituição.

A organização da captação de recursos foi uma experiência enriquecedora para todos os funcionários que perceberam na prática que um esforço bem direcionado produz resultados eficazes sem perder a dimensão humana do trabalho.


Pedro Nadal Adam
pedroadam@terra.com.br
ABCR, 13/07/09

terça-feira, 14 de julho de 2009

É lançado o 1º. Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade

O Instituto Ecofuturo lançou o 1º. Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, concurso nacional cujo objetivo é descobrir e divulgar propostas de ação educativa de professores e escolas que educam para a sustentabilidade. A ideia é selecionar e premiar os responsáveis pelas melhores ideias educativas voltadas para a aprendizagem da sustentabilidade em seu sentido mais amplo.

Para participar, os professores podem inscrever um projeto, um plano de aula ou uma sequência didática concebidos a partir do livro A Vida Que a Gente Quer Depende do Que a Gente Faz, da série “Leituras do Brasil”, publicada pelo Instituto Ecofuturo. Podem ser ações planejadas ou já executadas, desde que apresentadas conforme estabelece o regulamento do concurso.

As inscrições deverão ser feitas entre os dias 15 de julho e 15 de agosto de 2009, por meio do site www.ecofuturo.org.br/premio/. Serão selecionados dois finalistas de cada região do Brasil, totalizando dez professores ou escolas. Os vencedores serão anunciados em novembro de 2009.

SERVIÇO
O quê: 1º. Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade;
Público-alvo: Professores e escolas que educam para a sustentabilidade;
Inscrições: Entre os dias 15 de julho e 15 de agosto de 2009, exclusivamente pelo site www.ecofuturo.org.br/premio/, no qual podem ser obtidas mais informações;
Realização: Instituto Ecofuturo.

Fonte: http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/66/2009/07/agenda.aspx.

Mobilização de recursos com foco na inovação e sustentabilidade

A captação de recursos é uma temática que merece atenção e preocupação constante quando se fala em gestão de organizações do Terceiro Setor. Quem atua nessa área é responsável por trabalhar com criatividade, profissionalismo e amor pela causa para trazer recursos e colocar projetos em prática.
  • Pode o captador de recursos ser um profissional importante na construção de um mundo melhor?
  • Como enfrentar a crise de financiamento do Terceiro Setor e inovar com poucos recursos para investir em campanhas?
  • Por que a profissão de captador de recursos, estabelecida em países da Europa e nos Estados Unidos, encontra limites no Brasil e na América Latina?
  • Quais são as dificuldades mais frequentes que um captador de recursos enfrenta?
  • De que tipo de apoio esse captador precisa para se desenvolver?

Essas e outras perguntas nortearão o Festival Latino-Americano de Captação de Recursos, que contará com a participação de palestrantes internacionais como Gonzalo Ibarra L. (Chile), coordenador de Desenvolvimento de Fundos para as Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas; Hernan Nadal, gerente de novas mídias do Greenpeace Argentina; Lyndall Stein (Inglaterra), CEO da The Resource Alliance e diretora voluntária da Fundação Sheila McKechnie; e Marcos C. Raba, coordenador da Asociación Española de Fundraising; além de palestrantes brasileiros, como Marcio Zeppelini, editor geral da Revista Filantropia e diretor da Diálogo Social Eventos para o Terceiro Setor; Marcelo Estraviz, presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); Rodrigo Alvarez, consultor da The Resource Alliance no Brasil e coordenador de mobilização de recursos e desenvolvimento de negócios do Instituto Elos BR; e Renata Brunetti, fundadora e coordenadora da Atuação Social.

Site ajuda pessoas com deficiência a encontrar emprego

Foi lançado, no final de junho, o site www.selursocial.org.br, concebido para eliminar barreiras comuns que impedem o acesso de cegos e deficientes físicos às páginas da web. A iniciativa é do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo [Selur] e foi desenvolvida pela Rede Saci (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação para pessoas com deficiência). A proposta é que o ambiente se torne uma ponte entre pessoas com deficiência que procuram um emprego e as empresas que buscam profissionais com deficiência para fazer parte de suas equipes e assim cumprir as exigências da Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. O principal diferencial desta ferramenta é permitir que pessoas com deficiência possam navegar em suas páginas sem necessidade de ajuda de terceiros.

Fonte: Rets

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lançado edital municipal para produção audiovisual

O Fundo Municipal de Cinema (Funcine) está recebendo até dia 17 de agosto inscrições para o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão – edição 2009. O edital vai contemplar seis projetos nas categorias ficção, documentário e animação, totalizando R$ 120 mil em premiação. A iniciativa tem apoio da Cinemateca Catarinense e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Serviço:

O quê: Inscrições para o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual
Armando Carreirão – edição 2009

Quando: até dia 17 de agosto

Onde: Fundo Municipal do Cinema (Funcine)
Rua Antônio Luz nº 260 – Forte Santa Bárbara – Centro
(48) 3224-6591
www.pmf.sc.gov.br/funcine

AVINA e BID lançam base de dados sobre doadores


A ferramenta tem como objetivo subsidiar as organizações do Terceiro Setor com uma base de dados sobre doadores que financiam projetos na América Latina. O lançamento da versão em português e espanhol está previsto para o início de julho. Mais Informações: http://www.indicedonantesal.org/

terça-feira, 7 de julho de 2009

VOLVO ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS SOCIOCULTURAIS

Até o dia 16 de novembro de cada ano, a VOLVO recebe projetos para avaliar e patrocinar. Os projetos devem ser enquadrados em "institucionais" que apóiem a marca da empresa, "culturais" incentivados por Lei Rouanet Federal, ou outra lei municipal ou estadual e projetos "de esporte" enquadrados na Lei do Esporte.Vale ressaltar que A marca já viabilizou dezenas de peças teatrais, livros, CDs, filmes, apresentações musicais e outras iniciativas que estimulam a cultura e despertam noções de cidadania na sociedade brasileira. A Volvo tem como política patrocinar projetos culturais que reforcem seus valores fundamentais: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.

Mais Informações :

http://www.volvo.com/group/brazil/pt-br/quemsomos/patroc%C3%ADniosedoa%C3%A7%C3%B5es/cont_patroc%C3%ADniosedoacoes.htm

Fundação Semear lança Selo de Investimento Social Privado

A Fundação Semear está disponibilizando para seus investidores e mantenedores, o Selo de Investimento Social Privado, desenvolvido pela RBA Publicidade, agência voluntária. Este selo vem agregar valor à marca e reconhecer as empresas investidoras.

A utilização do selo proporcionará visibilidade às empresas que realizam o investimento social privado. Elas poderão aplicar o selo em material personalizado, em peças publicitárias, documentos, entre outros, conforme o manual de utilização que será disponibilizado pela Fundação Semear.

Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

A preocupação com o planejamento, o monitoramento e a avaliação dos projetos é intrínseca ao conceito de investimento social privado. Diferentemente do conceito de caridade, que vem carregado da noção de assistencialismo, os investidores sociais privados estão preocupados com os resultados obtidos e o impacto social gerado pelas ações desenvolvidas.

As empresas mantenedoras e investidoras da Fundação Semear podem solicitar o selo pelo telefone (51) 2108 2108 ou pelo e-mail semear@fundacaosemear.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .